Letônia pode não enviar atletas para Jogos Olímpicos de Paris se Rússia e Belarus competirem
Russos e bielorrussos estão em guerra com a Ucrânia; Comitê Olímpico da Letônia não aprova a inclusão dos dois países europeus
- Matéria
- Mais Notícias
O porta-voz do Comitê Olímpico da Letônia afirmou que, caso a guerra na Ucrânia persista, não enviará atletas para os Jogos Olímpicos de Paris com a presença de atletas da Rússia e de Belarus. A declaração foi dada ao portal "Reuters". Na última semana, o Comitê Olímpico Internacional (COI) disse que está aberto para incluir atletas dos dois países em guerra com os ucranianos como neutros - não representariam os seus países, mas poderiam participar dos Jogos.
- Se nós precisássemos tomar uma decisão agora, com certeza não iríamos competir. Mas os Jogos de Paris são em um ano e meio. Vamos ver o que acontece na Ucrânia e esperemos que o povo ucraniano vença essa guerra e esteja em uma outra situação - disse o porta-voz da Letônia nos cenário olímpico.
Relacionadas
+ Comitê Paralímpico Internacional divulga calendário dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024
Apesar da insistência do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, de banir os atletas que representam os países que instauraram a guerra, não há forte apoio público de outros países para a tomada da decisão por parte do COI.
Liderada por Vladimir Putin, a Rússia declarou guerra à Ucrânia no dia 24 de fevereiro de 2022. Sob o auxílio de Belarus, os russos conseguiram invadir o país ucraniano com mais facilidade. As nações seguem em conflito.
A Letônia faz fronteira com a Rússia. Ao lado de Lituânia e Estônia, o país situado no leste europeu é um dos grandes críticos à invasão por parte dos russos e bielorrussos.
Os Jogos Olímpicos de Paris ocorrem entre os dias 26 de julho e 11 de agosto de 2024. Por sua vez, as Paralimpíadas serão disputadas do dia 28 de agosto ao dia 8 de setembro.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias