menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Maior medalhista olímpico do Brasil destaca importância da Semana de Vela de Ilhabela

Semana Internacional de Vela de Ilhabela será de 22 a 29 de julho, no litoral norte paulista

423713_1062828_robert_web_-aspect-ratio-512-320
imagem cameraRobert Scheit é bicampeão olímpico e 15 vezes campeão mundial de iatismo (Foto: Divulgação/Fred Hoffmann)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 14/06/2023
15:26

  • Matéria
  • Mais Notícias

O velejador Robert Scheidt é o maior medalhista olímpico do Brasil com cinco pódios, sendo duas de ouro, duas de prata e uma de bronze. O atleta paulista, referência na modalidade, tem sua história com a Semana Internacional de Vela de Ilhabela, que completa nesta temporada a sua 50ª edição. As regatas serão de 22 a 29 de julho no Yacht Club de Ilhabela (YCI), no litoral norte paulista, com mais de 120 barcos aguardados.

continua após a publicidade

Robert Scheidt destacou a importância da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, evento que ele participa desde a década de 1980, quando ainda corria na Semana de Monotipos na classe Optimist.

O bicampeão olímpico já disputou várias vezes a SIVI no oceano e venceu em duas oportunidades. A primeira foi em 2011 com o HPE Atrevido, que tinha a bordo Fábio Bocciarelli, Marina Bocciarelli e o irmão do atleta, Thomas Scheidt. Na mesma classe e ano, a ainda adolescente Martine Grael ficou em terceiro lugar com o Atik.

continua após a publicidade
423713_1062827_robert_com_marina__faI_boo_e_thomas_web_-1
Robert com Marina, Fábio e Thomas (Foto: Divulgação/Fred Hoffmann)

Outro destaque especial na Semana Internacional de Vela de Ilhabela para Robert Scheidt foi no ano passado, quando foi convidado para ser a figura principal no Caballo Loco, barco de Mauro Dottori, campeão da classe C30 de 2022. 

''É o evento mais importante de vela oceânica da América Latina, sem dúvida nenhuma. É tradicional e muito importante, pois junta toda a comunidade da vela brasileira, sul-americana e mundial'', disse Robert Scheidt.

continua após a publicidade

Para Robert Scheidt, correr a Semana Internacional de Vela de Ilhabela é fundamental para a formação de velejadores no país. As regatas são disputadas com condições diversas e os percursos são montados dentro do Canal Sebastião, em alto-mar e provas de longa distância como a Regata 100 anos - Atrevida por Boreste - Marinha do Brasil, que abre o calendário da edição 2023 no dia 23 de julho.

''A Semana de Vela de Ilhabela tem grande prestígio e é muito importante para a vela brasileira, pois oferece a oportunidade dos jovens entrarem nesse mundo dos barcos grandes. A minha primeira experiência foi em 1982, no Op, onde velejei pela primeira vez no mar, no Canal de São Sebastião'', completou Robert Scheidt.

Sobre a Semana Internacional de Vela de Ilhabela

Para a edição de 2023, estão convidadas as classes HPE30, ORC, Clássicos, C30, BRA-RGS, Bico de Broa, Multicascos, HPE25 e VPRS. Os mais de 100 barcos esperados para as regatas de julho participarão de provas em percursos variados ao longo da semana.

Além das competições, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela também oferece uma série de atividades culturais e sociais dentro e fora do Yacht Club de Ilhabela, como shows, exposições e palestras.

A competição abre no domingo, 23 de julho, com a tradicional Regata 100 anos - Atrevida por Boreste - Marinha do Brasil. A travessia tem mais de 50 milhas náuticas e contorna a icônica ilha do litoral norte paulista. A organização fará, ao longo da semana, regatas de acordo com as condições de mar e vento, podendo ser no Canal de São Sebastião ou nas raias mais ao norte e ao sul da ilha. 

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias