Marquinhos Xavier é o novo treinador da Seleção de futsal
Em clima de mudança, a CBFS anuncia o campeão da supercopa de futsal 2017 como novo comandante
- Matéria
- Mais Notícias
Buscando restaurar a imagem do futsal após as diversas dívidas que mancharam a Confederação Brasileira (CBFS) e a própria modalidade, foi apresentado, nesta segunda-feira, o novo técnico da Seleção Brasileira. Marquinhos Xavier assume o posto deixado por PC Oliveira durante o ciclo até a Copa do Mundo de 2020, ainda sem local definido.
- Assumo hoje talvez o cargo mais importante da modalidade, com um misto de alegria e desafio, porque eu sei o que vou encontrar daqui para frente - afirmou o campeão da Supercopa de 2017.
Abraçando o clima de transformação pregado pelos dirigentes da CBFS, o atual treinador do Carlos Barbosa (RS) afirma que não é a principal chave deste processo.
- A minha apresentação aqui ela não representa sozinha um ciclo de mudança, nem está associado à minha pessoa a chave da mudança do futsal brasileiro. Pelo contrário, eu sou parte de tudo isso aqui, serei parte da transformação. Creio na possibilidade de construir tudo isso junto com a CBFS, comissão técnica e, em especial, na relação com os atletas. Do resgate do sentimento do que é estar aqui - disse o comandante.
Mesmo consciente do desafio, Marquinhos contará com o que ele considera o melhor material do mundo.
- Nós temos os melhores atletas de futsal do mundo. Eu não vou em nenhum discurso ovacionar tanto o futsal em outros países, porque eu acredito que nós sim fornecemos matéria-prima para todo o futsal mundial - cravou o Xavier, que completou:
- Mas não soubemos aproveitar dentro da nossa Seleção e, as vezes, até dentro nas nossas equipes o que a gente tem de melhor.
Sobre a 'titularidade obrigatória' de Falcão, o novo comandante foi bem claro. Apesar de afirmar que os mais experientes serão fundamentais no início do ciclo, para passar sua experiência, o campeão da Taça Brasil de Clubes em 2016 afirma que não há titulares absolutos.
- Ninguém aprende sem referência. Nós temos jovens atletas com extremo potencial, mas nós temos atletas com vivência e isso só se adquire com tempo. Sobre a situação do Falcão, eu vou falar para todo mundo ouvir: Qualquer atleta vai trabalhar comigo, desde que qualquer atleta aceite trabalhar comigo. Não venho para a Seleção com rótulo em nenhum nome.
Sobre convocar jogadores que atuam na Europa, ele disse que há a programação para acompanhar algumas partidas e que os períodos de treinamentos devem ser em junho e dezembro, quando estes estão de férias.
CBFS apresenta novos projetos
Buscando caminhos mais gloriosos, a CBFS anunciou, nesta segunda-feira que, pela primeira vez na história, foi contemplada na Lei de Incentivo ao Esporte. A ação a ser trabalhada chama-se Futsal Social e visa apoiar projetos sociais esportivos da modalidade em cinco diferentes estados, atendendo um total de mil crianças e jovens.
Além disso, a entidade realizou uma parceira com a UniBh para desenvolver pesquisas na área de gestão e marketing. O intuito é realizar um prognostico do mercado, avaliando atuais patrocinadores e possíveis parceiros.
Relacionadas
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias