Red Bull confirma substituição de Lawson por Tsunoda
Aos 24 anos, o japonês correrá ao lado de Max Verstappen a partir do GP do Japão


- Matéria
- Mais Notícias
A Red Bull anunciou, nesta quinta-feira (27), a substituição de Liam Lawson após apenas duas corridas. Para a vaga do neozelandês, a equipe convocou Yuki Tsunoda, da Racing Bulls. Aos 24 anos, o japonês correrá ao lado de Max Verstappen a partir do GP do Japão, entre os dias 4 e 6 de abril.
Relacionadas
Lawson não conseguiu pontuar nas duas primeiras corridas da temporada 2025. No GP da Austrália, sofreu um acidente com a chegada de uma nova pancada de chuva no fim da prova. Neste fim de semana, no GP da China, largou do pit lane após um erro na classificação e terminou em 17º lugar. Enquanto isso, Verstappen foi segundo e quarto colocado nas respectivas provas.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Na nota divulgada pela RBR, a equipe ressaltou que vive uma situação única por ter quatro pilotos, considerando a RB como sua “base”. Christian Horner, chefe da equipe austríaca, explicou que a decisão de substituir Lawson por Tsunoda foi baseada exclusivamente no desempenho esportivo:
— Foi difícil ver Liam ter problemas com o RB21 nas duas primeiras corridas e, como resultado, tomamos a decisão coletiva de fazer uma troca antecipada. Viemos para 2025 com dois objetivos: manter o campeonato de pilotos e conquistar o título de construtores, e essa é uma decisão puramente esportiva. Temos o dever de cuidar e proteger Liam e, juntos, entendemos que, após um início tão difícil, faz sentido agir rapidamente para que ele ganhe experiência enquanto segue sua carreira na F1 com a RB, em um ambiente e equipe que já conhece muito bem — explicou Christian Horner.

➡️ Em nove anos de Red Bull, Verstappen terá sexta dupla diferente
Lawson é o piloto com menos corridas pela Red Bull
Com a demissão precoce da equipe principal, Liam Lawson é o piloto titular com menos corrida pela equipe austríaca. Foram duas provas feitas, contra três de Robert Doornbos e quatro de Liuzzi Vitantonio. O piloto também passou pelas equipes satélites Alpha Tauri e Racing Bulls.
Também foi o parceiro menos longevo de Max Verstappen, durando somente um mês. O holandês soma seis parcerias em nove anos de Fórmula 1.
➡️ Ferrari critica F1 e esclarece inversão de posições na China: ‘Hamilton que pediu’
Sexto companheiro de Max Verstappen na Fórmula 1
Max Verstappen viu mais um companheiro de equipe ser substituído. Desde que entrou na Red Bull em 2016, o tetracampeão mundial já teve cinco parceiros diferentes ao longo de nove temporadas.
Daniel Ricciardo, Pierre Gasly, Alexander Albon, Sergio Pérez e, agora, Liam Lawson foram alguns dos pilotos que ocuparam o segundo assento da Red Bull. Pérez foi o que mais tempo esteve ao lado de Verstappen, formando a dupla mais duradoura da história do holandês na equipe. Ambos disputaram 90 corridas juntos.
A Red Bull ocupa a terceira colocação no Mundial de Construtores, com todos os pontos conquistados até o momento por Max Verstappen. O próximo compromisso da equipe será o GP do Japão, em abril.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias