menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Max Verstappen, Elaine Thompson e seleção italiana faturam o Laureus. Lewandowski é premiado por recorde

'Oscar do Esporte' anunciou os ganhadores da edição de 2022 em cerimônia virtual

Verstappen
imagem cameraO piloto Max Verstappen foi eleito o esportista do ano no Prêmio Laureus (Foto: KAMRAN JEBREILI / AFP)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 24/04/2022
12:13
Atualizado em 24/04/2022
16:00

  • Matéria
  • Mais Notícias

Os vencedores do Laureus World Sports Awards 2022 foram anunciados em uma cerimônia digital realizada em Sevilha. O campeão mundial de Fórmula 1 Max Verstappen e a velocista jamaicana Elaine Thompson-Herah levaram os troféus de esportista do ano no masculino e no feminino, respecrivamente.

A premiação reconhece as maiores conquistas esportivas de 2021, das quais um dos destaques foi a vitória na Eurocopa da Seleção Italiana de Futebol Masculino, rendendo a ela seu segundo Laureus Team of the Year Award . Outra honraria foi dada à sensação global do tênis, Emma Raducanu, que recebeu o Laureus Breakthrough of the Year Award após sua vitória no US Open, aos 18 anos de idade.

A Laureus World Sports Academy também homenageou três gigantes do esporte: Tom Brady, sete vezes vencedor do Super Bowl, ficou com o Laureus Lifetime Achievement Award; Robert Lewandowski, que, entre outras conquistas, quebrou o longevo recorde de gols de Gerd Muller na Bundesliga, recebeu o Laureus Academy Exceptional Achievement Award; e Valentino Rossi, piloto de motociclismo extremamente popular, agraciado com o Laureus Sporting Icon Award, depois de se aposentar em novembro ao fim de uma carreira de 25 anos.

continua após a publicidade

Max Verstappen, que garantiu seu primeiro Campeonato Mundial no Grande Prêmio de Abu Dhabi, em dezembro, celebrou o prêmio.

- Fiquei muito feliz, é claro, mas foi muito trabalho duro, além de anos de preparação. Estou extremamente orgulhoso. Desde criança, eu sonhava em estar no degrau mais alto e ganhar o campeonato. E disse ao meu pai [o ex-piloto de Fórmula 1, Jos Verstappen]: ‘Conseguimos! Foi para isso que trabalhamos todos esses anos, e agora estamos aqui, nós dois, com todas as memórias, todos os anos viajando por toda a Europa, buscando nosso objetivo, que foi alcançado. Sou o primeiro piloto holandês a vencer o Campeonato Mundial, e a reação na Holanda foi incrível, de todos os jornais e fãs. É uma coisa que jamais esqueceremos. Significa muito receber este prêmio, um dos mais conceituados do mundo, e estou extremamente feliz - falou o piloto.

Elaine Thompson-Herah, que defendeu os títulos olímpicos dos 100 e 200 metros em Tóquio – e também conquistou um terceiro ouro no revezamento 4 x 100 metros, foi retratada como a versão feminina de Usain Bolt.

Elaine Thompson (Foto: AFP)
Elaine Thompson levou três ouros em Tóquio (Foto: AFP)

- Sei que Usain já ganhou o Laureus Awards anteriormente, mas trazer esse troféu de volta para o Caribe, novamente na Jamaica, é muito especial. Já assisti àquela corrida [de 100 metros] cerca de mil vezes. Diria que estou muito, muito orgulhosa, mas não posso viver no passado. Mesmo sendo muito especial, são lembranças. Não posso simplesmente ficar sentada e dizer ‘OK, sou bicampeã olímpica, sou cinco vezes medalhista de ouro olímpica’. Tenho que continuar trabalhando, porque minha motivação é ser ainda melhor. Eu disse a mim mesma que quero ser a maior velocista feminina, portanto, vou focar no que o futuro reserva para mim - afirmou Thompson.

Emma Raducanu recebeu, por aclamação, o Laureus Breakthrough of the Year Award, depois de se tornar a primeira classificada de um “qualifying” a conquistar um Grand Slam. A britânica passou por três rodadas da etapa qualificatória e sete partidas da chave principal do US Open sem perder um set. O torneio, realizado em Nova York, foi apenas seu segundo evento de Grand Slam.

Depois de ser agraciada com a estatueta Laureus, Emma recebeu uma mensagem de vídeo da estrela do tênis e membro da Laureus Academy, Li Na, uma de suas inspirações.

- Muito obrigada, Li Na. Você foi um modelo de conduta durante toda a minha carreira. E este foi um grande ano. Obrigada a todos os membros da Laureus Academy por votarem em mim. Também quero, de verdade, parabenizar a todos os outros indicados.

A ganhadora do Laureus World Comeback of the Year foi a estrela do skate Sky Brown, que sofreu uma fratura no crânio ao cair de cabeça de um half-pipe durante uma sessão de treinamento, em junho de 2020. A skatista nipo-britânica chegou ao hospital desacordada, mas se recuperou totalmente e conseguiu competir nas Olimpíadas. Com 13 anos e 28 dias, terminou em terceiro lugar na final do skate feminino de parque e conquistou a medalha de bronze, tornando-se a mais jovem medalhista olímpica da Grã-Bretanha.

Bethany Shriever, da Grã-Bretanha, sagrou-se Laureus Action Sportsperson of the Year depois de conquistar, no mesmo ano, as medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos e no Campeonato Mundial de BMX. Em Tóquio, para ganhar a medalha de ouro, precisou superar a bicampeã olímpica Mariana Pajon. Antes das Olimpíadas, a professora assistente de 22 anos teve que arrecadar 50 mil libras esterlinas em financiamento coletivo para bancar sua própria campanha de qualificação, depois de a agência UK Sport ter cortado seu apoio.

O cadeirante suíço Marcel Hug foi eleito Laureus World Sportsperson of the Year with a Disability pela segunda vez após ganhar quatro medalhas de ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, nas categorias 800, 1.500 e 5.000 metros, além da maratona. E estabeleceu o recorde mundial nos 1.500 metros e o recorde paralímpico nos 5.000 metros. Em uma temporada impressionante, Marcel também venceu as maratonas de Berlim, Nova York e Boston de 2021.

Considerado o maior quarterback de todos os tempos, Tom Brady foi homenageado com o Laureus Lifetime Achievement Award, em reconhecimento a sua extraordinária carreira. Em 2021, o norte-americano atingiu o recorde de sete títulos do Super Bowl, dessa vez jogando com o Tampa Bay Buccaneers. No total, Brady tem dez participações na grande final do futebol americano. Suas primeiras seis conquistas foram com o New England Patriots.

A brilhante carreira de Brady tem sido um excelente exemplo de notável longevidade em um esporte tão difícil. Ele é o único quarterback a ganhar um Super Bowl em três décadas diferentes. Aos 43 anos e 188 dias, tornou-se o jogador mais velho a conquistar o título como quarterback titular e a ser eleito MVP do Super Bowl.

- Eu jogo futebol americano há 31 anos. Tive a sorte de me apaixonar por esse esporte, que me presenteou com tantos momentos inesquecíveis. Esta premiação foi criada no ano 2000, quando Nelson Mandela afirmou que ‘o esporte tem o poder de mudar o mundo’, e eu concordo totalmente com isso. O esporte transcende fronteiras, raças, religiões e etnias. Aproxima as pessoas de forma muito positiva. Na minha opinião, ele traz à tona o melhor de cada um de nós. Em 2000, Pelé foi agraciado com este prêmio. No ano passado, foi a vez de Billie Jean King. Duas pessoas que sempre admirei. Portanto, agradeço do fundo do meu coração. É realmente incrível receber essa honra esta noite - afimrou Brady.

Um dos maiores atacantes do futebol, Robert Lewandowski marcou seu 41º gol na Bundesliga pelo Bayern de Munique no último minuto do último dia da temporada 2020/21, superando o recorde de 40 gols de Gerd Muller, alcançado na temporada 1971/72. Para homenagear essa conquista e celebrar a consciência social de Lewandowski, o jogador recebeu o Laureus Academy Exceptional Achievement Award, uma honra concedida anteriormente apenas cinco vezes.

continua após a publicidade
Robert Lewandowski - Polônia
Lewandowski foi premiado (Foto: KIRILL KUDRYAVTSEV / POOL / AFP)

O capitão da Polônia, que desempenhou um papel fundamental no nono sucesso consecutivo do Bayern na Bundesliga e conquistou a Chuteira de Ouro Europeia, já marcou mais de 500 gols na carreira jogando pelo clube e pela seleção.

- Gostaria de agradecer à Laureus Academy por este prêmio. Realmente significa muito ser reconhecido e respeitado por pessoas tão maravilhosas – atletas e lendas de todo o mundo do esporte. Isso tem um significado muito especial para mim, como atleta e como homem. O esporte profissional é uma grande paixão e alegria, e não apenas diversão. Com o sucesso vem a responsabilidade. Nelson Mandela disse: ‘O esporte tem o poder de mudar o mundo’. É importante lembrarmos e repetirmos essa mensagem em voz alta, especialmente nestes dias, quando pessoas inocentes estão morrendo na Ucrânia. Não há esporte sem a paz.

O Laureus Sport for Good Award foi concedido ao Lost Boyz Inc., programa de beisebol juvenil de Chicago que está transformando alguns dos bairros mais perigosos da cidade. O objetivo é diminuir a violência, melhorar as condições sociais e emocionais e fornecer oportunidades financeiras e acadêmicas para os jovens da comunidade de South Shore por meio de treinamentos e competições de beisebol.

Valentino Rossi, lenda italiana do motociclismo, encerrou a carreira no final da temporada 2021 da MotoGP. Com nove Campeonatos Mundiais no currículo, obteve 115 vitórias e 235 pódios. Ele é o único piloto a conquistar títulos mundiais nas categorias 125cc, 250cc, 500cc e MotoGP. Esta é sua terceira estatueta Laureus. Rossi ganhou o Laureus Spirit of Sport Award em 2006 e o Laureus Comeback of the Year Award em 2011.

- O fato de este prêmio ser concedido por lendas do esporte o torna mais especial. Em 2006, estive em Barcelona [na cerimônia do Laureus Awards] e conheci muitos dos meus ídolos, o que foi incrível. Já recebi dois prêmios da Laureus Academy, portanto, tenho que agradecer a todos por isso. É muito legal. Tive sorte por ter alcançado tantas conquistas de peso na minha carreira. As vitórias certamente são importantes, mas acho que o mais importante é que muita gente conheceu a MotoGP e começou a seguir o motociclismo por minha causa. Este é o esporte que amo e estou muito orgulhoso disso - disse Rossi.

Confira a lista completa dos vencedores

Laureus World Sportsman of the Year Award: Max Verstappen
Laureus World Sportswoman of the Year Award: Elaine Thompson-Herah
Laureus World Team of the Year Award: Seleção de Futebol Masculino da Itália
Laureus World Breakthrough of the Year Award: Emma Raducanu
Laureus World Comeback of the Year Award: Sky Brown
Laureus World Sportsperson of the Year with a Disability Award: Marcel Hug
Laureus World Action Sportsperson of the Year Award: Bethany Shriever
Laureus Sport for Good Award: Lost Boyz Inc.
Laureus Lifetime Achievement Award: Tom Brady
Laureus Academy Exceptional Achievement Award: Robert Lewandowski
Laureus Sporting Icon Award: Valentino Rossi
Laureus Sport for Good Society Award: Fundação Real Madrid
Laureus Athlete Advocate of the Year Award: Gerald Asamoah e os Black Eagles

continua após a publicidade

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias