menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Membro do COI antecipa anúncio e afirma que Olimpíada será adiada

Canadense Dick Pound, de 78 anos, diz que decisão da entidade de não dar início ao evento no próximo dia 24 de julho já foi tomada. O mais provável é que Jogos aconteçam em 2021

Dick Pound, dirigente da Wada
imagem cameraDick Pound é membro do Comitê Olímpico Internacional desde 1978 (Foto: AFP / JUSTIN TALLIS)
Avatar
Lance!
Lausanne (SUI)
Dia 23/03/2020
17:24

  • Matéria
  • Mais Notícias

O canadense Dick Pound, membro mais antigo do Comitê Olímpico Internacional (COI), se antecipou ao anúncio oficial da entidade e afirmou nesta segunda-feira que os Jogos Olímpicos de Tóquio serão adiados. As declarações foram dadas ao jornal americano "USA Today". O evento deverá ser remarcado para 2021, devido à pandemia do coronavírus.

- Com base nas informações que o COI tem, o adiamento foi decidido. Mais informações sobre isso ainda não foram determinadas, mas os Jogos não vão começar no dia 24 de julho, pelo que eu sei - afirmou o dirigente.

Advogado e um dos nomes mais influentes do COI, Pound ganhou manchetes semanas atrás, após ter sido o primeiro a admitir a possibilidade de um adiamento. Membros do Comitê contestaram as declarações e as classificaram como uma opinião do canadense. Até o último domingo, a postura do presidente da entidade, o alemão Thomas Bach, era de negação sobre o reagendamento. Mas o dirigente, diante da pressão internacional, mudou de postura e prometeu um ultimato em até quatro semanas. 

Pound afirmou que uma série de questões ainda terão de ser alinhadas a respeito da nova data dos Jogos. Contratos de patrocínio e de transmissão, disponibilidade das instalações um ano depois do previsto e calendário das federações internacionais, que já têm seus eventos projetados, são algumas delas.

- Nós vamos adiar e começar a procurar um acordo com todas as partes interessadas nessa decisão, que são de uma quantidade imensa - explicou Pound.

Após a entrevista, o "USA Today" procurou o COI para repercutir as declarações. A entidade apenas reafirmou que "está estudando os cenários".

Nos últimos dias, atletas de diversos cantos do planeta se manifestaram a favor do adiamento, dentre eles o nadador Bruno Fratus, principal velocista do país atualmente. Eles alegam que não haveria tempo de realizarem uma preparação adequada para competirem em sua melhor condição, uma vez que clubes e estruturas de treinamentos estão fechados devido à pandemia.

Na noite de domingo, Canadá e Austrália avisaram que, caso os Jogos fossem mantidos para julho de 2020, não mandaria atletas. Alemanha, Brasil, Suíça e Noruega já haviam se posicionado contra a realização dos Jogos na data inicial.

Se as declarações de Pound se confirmarem, os Jogos de Tóquio ficarão marcados por um fato inédito. Será a primeira vez que uma Olimpíada deixará de ocorrer na data prevista por um motivo que não seja uma guerra mundial. 

continua após a publicidade

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias