Copa, Libertadores.. Grandes eventos esportivos que mudaram de sede
Nesta terça-feira, foi anunciado que Camarões não vai mais sediar a Copa Africana. Não é a primeira vez que uma mudança de sede é feita repentinamente. Relembre outros casos
- Matéria
- Mais Notícias
Uma mudança de sede em um evento esportivo pode ser motivada por diversos fatores, como falta de organização, violência e motivos econômicos. O fato já aconteceu em modalidades diferentes esportivas: no tênis, no vôlei, no UFC e até em uma Copa do Mundo.
Nesta terça-feira, Confederação Africana de Futebol (CAF) anunciou a troca de sede da Copa Africana, que iria ser em Camarões, mas vai ser disputada no Egito. Em 2018, a final da Libertadores foi disputada em Madri e entrou para a história. Em Copa do Mundo, a Colômbia abdicou de sediar o evento em 1986. Relembre outros episódios de mudanças de sede no esporte.
Relacionadas
LIBERTADORES EM MADRID
Uma mudança de sede emblemática ocorreu na última edição da Libertadores. Por conta de episódios de violência nos arredores do estádio Monumental, na Argentina, a final da competição foi disputada em Madri, no Santiago Bernabéu. Pela primeira vez na história do torneio, uma partida não ia ser realizada fora da América. O River venceu o Boca Juniors, pelo placar agregado de 4 a 2 e se sagrou campeão, em uma das finais mais polêmicas da história.
DISPUTA DE CINTURÃO
O UFC 232 teve sua sede trocada, de Las Vegas para Los Angeles, nas vésperas da realização da competição. Jon Jones foi pego no exame antidoping e o fato forçou a mudança de local, em dezembro de 2018. Na luta, Jones venceu Gustafsson e ficou com o cinturão da categoria meio-pesado.
ATÉ NA COPA DO MUNDO
A Colômbia enfrentava sérias dificuldades econômicas no começo da década de 80. Belisario Betancur foi empossado presidente, em 1982 e disse não à Fifa. A Colômbia ia realizar a Copa de 1986, mas desistiu de receber o evento. A Copa, então, foi disputada no México, com a Argentina campeã.
MUNDIAL DE VÔLEI
O Mundial de Clubes de Vôlei Masculino, de 2018, iria ser realizado na cidade de Radom, na Polônia. Os atrasos nas obras do ginásio da cidade, porém, fizeram com que a sede fosse trocada para Plock. O campeão foi o Trentino, que venceu o Lube Civitanova.
AMEAÇAS TERRORISTAS
Uma das maiores competições automobilísticas, o Raly Dakar também passou por situação delicada, em 2008. O circuito iria passar pela Mauritânia, que ia receber oito das 15 etapas do trajeto. Terroristas ligados à Al Qaeda, porém, ameaçaram cometer atentados contra os competidores. Por conta disso, a competição foi realizada na América do Sul, apenas em 2009.
ECONOMIA DE 3 BILHÕES
A próxima Olimpíada vai ser realizada em Tóquio, em 2020. A organização do evento mudou o local de três sedes do país. Localidades onde seriam realizados jogos de basquete, o hipismo e canoagem slalom foram modificadas. Ao invés de construir novas instalações, o Japão decidiu utilizar outras localidades no país. Com isso, o custo das Olimpíadas caiu em quase 1 bilhão de dólares (R$ 3,7 bilhões).
MUDANÇA NO TÊNIS
O Miami Open sempre foi realizado no tradicional Crandon Park, em Key Biscane, que realizou 32 edições. Porém, o torneio agora vai ser disputado no Hard Rock Stadium, casa do Miami Dolphins, equipe da NFL. Pela primeira vez, a localidade vai receber o torneio, que vai ser realizado entre 18 e 31 de março.
COPA AFRICANA
A Confederação Africana de Futebol (CAF) anunciou, nesta terça-feira, a mudança da sede da Copa Africana de Nações de 2019. Por conta de atrasos nas obras e momento instável político, Camarões não vai mais sediar o torneio, que vai ser disputado no Egito.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias