Mundial de Atletismo contará com 19 atletas russos
A IAAF liberou os atletas após revisão de seus antecedentes em exames antidoping; Três campeões mundiais estão entre os relacionados
- Matéria
- Mais Notícias
A Rússia anunciou, na última segunda-feira, que planeja enviar 19 atletas para o Mundial de Atletismo, disputado em Londres a partir da próxima sexta-feira. Apesar do país seguir suspenso após o escândalo de doping em 2015, os esportistas receberam a liberação da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF, em inglês) após revisão de seus antecedentes em exames antidoping.
Tratados oficialmente como 'atletas neutros', os russos não poderão vestir as cores de seu país nem ouvir o hino nacional caso conquistem o ouro. No total, 38 esportistas receberam aval para participar de competições. Muitos, contudo, não cumpriram os requisitos exigidos para o Mundial. Outros 11 receberam permissão para participar de juvenis e 106 solicitações foram negadas.
Maria Lasitskene é franca favorita a manter seu título no salto em altura. Apenas a russa conseguiu saltar acima dos seis metros este ano. Entre os homens, Sergei Shubenkov buscará o segundo título nos 110m com barreiras.
Segundo a diretora da Federação Russa de Atletismo, Elena Orlova, além dos 19, a corredora dos 800m Yulia Stepanova (delatora do esquema de doping) também realizou o trâmite para participar da competição. A entidade disse, no entanto, que não teve contato com a atleta e acredita que, por isso, Stepanova não pretende disputar o Mundial.
Relacionadas
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias