Na Itália, Lucas Verthein representa o Brasil em nova etapa da Copa do Mundo de Remo
Segundo de três eventos da competição acontece na cidade de Varese, de sexta a domingo. No Single Skiff, disputa tem 33 remadores
- Matéria
- Mais Notícias
O melhor remador brasileiro da atualidade, inclusive o único representante do país nos Jogos Olímpicos de Tóquio, volta a entrar na água nesta sexta-feira (16/06), desta vez nas raias do Lago di Varese, na Itália. Pela categoria Single Skiff, Lucas Verthein participa deste que é o segundo de três eventos da Copa do Mundo de Remo. Na etapa de abertura, em Zagreb, na Croácia, ele teve um grande desempenho, mas, apesar de registrar um belo tempo nas quartas de final, acabou disputando a final C e terminou no 13º lugar geral.
Relacionadas
O evento na Itália atrai mais de 650 atletas de um total de 42 nações, que competirão durante três dias em 26 diferentes classes de barcos. Só no Single Skiff masculino serão 33 remadores, divididos nas eliminatórias em seis baterias. A de Lucas Verthein será a última desta sexta, ao lado do polonês Piotr Plominski, do paraguaio Javier Insfran, do azerbaijanês Bahman Nasiri e do italiano Davide Mumolo. Avançam às quartas de final – que também serão disputadas no mesmo dia – os três primeiros de cada bateria.
+Veja: Maior medalhista olímpico do Brasil destaca importância da Semana de Vela de Ilhabela
“É mais uma etapa de preparação para os Jogos Pan-Americanos e para o Mundial. E também para os Jogos Olímpicos de Paris. É uma oportunidade única estar aqui na Europa mais uma vez, podendo me testar, treinar e competir com os melhores do mundo. Já teremos no primeiro dia, sempre o mais cansativo, duas provas duríssimas. É um momento decisivo para consolidar essa minha estratégia de chegar bem às competições chaves deste ano”, disse Lucas Verthein, que já treina há uma semana em Varese.
O remador do Botafogo espera um resultado melhor que aquele obtido na Croácia. Caso chegue às quartas e se classifique entre os três da sua bateria, ele se garantirá nas semifinais de sábado, quando também os três melhores de cada bateria avançarão para a final A de domingo, com os três piores tempos seguindo para a disputa da final B. Independentemente do resultado, ele faz questão de agradecer a todos aqueles que estão ao seu lado.
“Não tenho como deixar de agradecer a todos aqueles que me apoiam, como o Botafogo e meu treinador, o Paulinho, a Marinha do Brasil, a Prefeitura do Rio de Janeiro, o Governo do Estado do Rio e a Granado. E ao Time Brasil, por poder me preparar no seu centro de treinamento, no Parque Aquático Maria Lenk, e pela estrutura que tem me dado. E agradecer também a todas as pessoas envolvidas que estão sonhando junto comigo”, finalizou.
Paulinho, aliás, só não pôde viajar novamente para acompanhá-lo por compromissos com o Botafogo. Quem tem sido peça fundamental nesta viagem e no dia a dia ao lado de Lucas é Daniel Dalmau, conceituado ex-remador brasileiro, que já foi treinador em uma escola e uma universidade na Inglaterra.
O foco de Lucas Verthein está na classificação rumo aos Jogos Olímpicos de Paris-2024, que vai buscar de 3 a 10 de setembro, no Mundial em Belgrado (SER), e em vencer os Jogos Pan-Americanos do Chile, de 20 a 25 de outubro. Além disso, ainda está se programando para disputar a última etapa da Copa do Mundo, que será realizada em Lucerne (SUI), de 7 a 9 de julho.
Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias