Papo com Helinho Castroneves: ‘Acura ARX-05 DPI, um supercarro!’
Confira a coluna semanal do piloto no LANCE!
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Era para eu estar começando esse mês de maio todo elétrico, empolgado, por causa da Indy 500. Um dos meus principais objetivos como piloto é vencer pela quarta vez essa prova maravilhosa. Mas, pelos motivos que vocês já sabem, não teremos corrida em Indianapolis, pelo menos por enquanto. As dificuldades geradas pela pandemia do coronavírus estão espalhadas pelos quatro cantos do mundo, nesse sentido, tudo aquilo que a gente conheceu como rotina está alterado. O negócio, então, é ser paciente e cuidado nesses tempos.
Mas nem por isso a gente vai deixar de conversar semanalmente e vou aproveitar para comentar uma coisa que sempre me perguntam:
- Castroneves, qual a diferença do protótipo da IMSA para o carro da Indy?
O Acura ARX-05 DPI, que utilizo no IMSA WeatherTech SportsCar Championship pelo Acura Team Penske, é mais pesado. Por esse motivo, a aceleração se torna um pouco mais lenta. Agora, a aproximação de curva já é mais parecida. Em alguns circuitos, é de apenas 10 milhas (ou 16 km/h) a diferença, se comparado com a Indy.
Mas o que realmente impressiona são as freadas. Os freios do protótipo parecem ser bem melhores do que os das Indy, pois freamos praticamente no mesmo ponto, mesmo com o carro sendo mais pesado.
Dentro do cockpit também tem suas diferenças, começando com a posição do volante, bem mais baixo do que a Indy. A gente não pode esquecer que estamos falando de projetos, exigências e fabricantes diferentes. Temos muito mais espaço interno, principalmente na área das pernas pelo fato de a gente trocar de pilotos durante a prova.
O volante do Acura é hidráulico, que ajuda nas curvas de alta. Com o peso do carro, seria muito difícil pilotar sem esse recurso, pois o volante ficaria pesado demais. Tem um aspecto que a gente precisar acostumar logo, pois você não tem 100% de visão dos pneus dianteiros, como acontece com chassi da Indy. Enquanto no monoposto os pneus estão bem visíveis e você vê exatamente onde está colocando as rodas, a carenagem do protótipo cobre tudo. É verdade que há uma espécie de janelinha de cada lado na carenagem para o piloto ver o comportamento dos pneus, mas como a gente não está vendo direito, isso dificulta, às vezes, uma freada mais dentro da curva.
Temos diversos tipos de controles ao alcance dos pilotos. Obviamente, isso aumenta a possibilidade de ajustes em cada curva se você achar necessário. Mas, pra falar a verdade, é tanto botão e letras que, em algumas situações, atrapalha um pouco a concentração de pilotar.
O bacana trabalhando com uma fábrica moderna como a Acura é que podemos desenvolver algum tipo de softwares e soluções que, no futuro, podem até ser usados em um carro para o consumidor. O NSX, um superesportivo da Acura, é fruto desse desenvolvimento.
No Geral é um super carro. E, mesmo quando bate, ele é bem resistente. Eu digo que se eles fizerem um carro desses para as ruas será um sucesso ... e eu serei o primeiro da lista para comprar!
Grande abraço e vamos manter o foco para esse momento difícil passar o mais rapidamente possível. Até a semana que vem!
Helio Castroneves é piloto do Acura Team Penske no IMSA WeatherTech SportsCar Championship e do Chevrolet Team Penske na Indy 500.
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