Petrovic promete Seleção masculina com estilo de jogo intenso
O comandante também reforçou preocupação defensiva da equipe, assim como sua renovação; Para mundial, atletas precisarão ir para as classificatórias
- Matéria
- Mais Notícias
Famoso por seu estilo "linha-dura", o novo técnico da Seleção Brasileira masculina de basquete, Aleksandar Petrovic já mostrou que fará mudanças em relação ao time que enfrentou na fase de grupos dos Jogos Rio-2016. Com pouco tempo até o primeiro jogo das eliminatórias para o Mundial da China, em 2019 - dia 24 de novembro, contra o Chile - o comandante crava que o time já estará diferente.
- Tenho muito claro que tenho muito pouco tempo. Duas coisas me preocupam e precisam melhorar. Primeiro, quer ver muito mais intensidade dos jogadores e, segundo, jogaremos de forma simples no ataque, já que teremos poucos treinos. Mesmo assim, muitas coisas relacionadas à defesa serão incorporadas. Sei que os jogadores brasileiros têm muitas qualidades no ataque, mas tudo começa na defesa - explicou o treinador.
A primeira lista com os 14 convocados para os dois primeiros jogos será revelada dentro de duas semanas.
Além do estilo de jogo, Petrovic já deixou claro que os jogadores que quiserem participar do Mundial, terão que atuar nas classificatórias. Caso contrário, já são considerados cartas fora do baralho do comandante na hora da convocação.
- Uma coisa está muito clara, na terceira e na quarta janelas (da classificatória), todos os jogadores poderão jogar, os da Euroliga, os da NBA. Caso alguém não queira jogar essas partidas, não entrará nos planos para o Mundial. Isso não é correto. Quem quiser jogar a classificatória estará na China - alertou.
Com a promessa de mudanças, o treinador croata aproveitou para explicar como são seu treinamentos que, como já explicitou, serão sempre abertos à todos.
- Meus treinos são muito fortes, intensos, com duração de 1h40, assim como um jogo. É muito importante o jogador estar bem preparado fisicamente.
Apesar de ter contrato até 2020, o treinador mostrou preocupação com a reciclagem do time principal já que, atualmente, os principais nomes já são veteranos. Para isso, Petrovic pretende realizar 'campings' com jovens promessas que podem, em um futuro próximo, vestir a amarelinha.
- Nossos melhores jogadores tem idade um pouco avançada. Poderemos usá-los, no máximo, por dois anos e meio. Por isso, temos que preparar a próxima geração para que esteja pronta para a FIBA Americas 2021. Por isso, vou organizar dois 'campings' com os jogadores mais promissores do Brasil.
COB arcará com o salário de Petrovic
Buscando reestruturação após a chegada do presidente Guy Peixoto, a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) ainda busca meios para a captação de verba. Um exemplo é a contratação do treinador da Seleção masculina, Aleksandar Petrovic. Conforme revelou o dirigente, o salário, cujo valor não foi divulgado - do comandante será totalmente pago pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).
- A Confederação não tem verba para contratação de técnico. Quem está financiando o nosso treinador é o COB - conta Peixoto.
Relacionadas
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias