Pinheiros mobiliza atletas para prevenção de combate ao doping
Clube realizou palestra para atletas em formação e de alto rendimento, com médico Eduardo de Rose, referência mundial no combate ao doping<br>
- Matéria
- Mais Notícias
Ratificando a postura de defender a transparência e a lisura no esporte, o Pinheiros realizou a palestra “O doping no esporte competitivo” com o médico Eduardo de Rose, responsável técnico pela ABCD – Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem, um dos fundadores da WADA – Agência Mundial Antidopagem, e membro permanente dos conselhos médicos do COI e do COB.
O auditório com capacidade para 410 espectadores recebeu atletas das equipes de base, de alto rendimento e comissões técnicas das 17 modalidades olímpicas praticadas no Pinheiros. De Rose foi recebido pelo presidente Roberto Cappellano, pelo diretor de Esportes Olímpicos e de Formação, Arnaldo Queiroz, e pelo diretor médico Samir Salim Daher, idealizador do evento realizado em 7 de fevereiro.
Participaram ainda, os convidados especiais Alberto Murray Neto, presidente do Conselho de Ética do COB, e Carlos Osso, membro do Conselho Administrativo do COB, além do gerente de Esportes do Pinheiros, Cláudio Castilho, entre outras autoridades pinheirenses.
A palestra faz parte da campanha permanente sustentada pelo clube na educação e prevenção de combate ao doping. Na abertura, Cappellano deu as boas-vindas ao palestrante.
- É gratificante a presença do dr. De Rose a fim de adquirirmos a conscientização sobre o doping. É necessário que os atletas compreendam o que é, para não correrem o risco de acabar subitamente com uma carreira que pode ser promissora - afirmou o presidente do Pinheiros.
- É preciso educar preventivamente e de forma continua para que o combate ao doping se torne cultura no Esporte Clube Pinheiros - definiu dr. Samir.
Entusiasmado com o interesse da plateia, Queiroz enalteceu a importância da apresentação.
- Estamos felizes por reunirmos atletas e comissões técnicas diante de um tema tão relevante para o esporte - considerou o diretor do Pinheiros.
Ao final de mais de uma hora de apresentação, após sessão de perguntas, De Rose deixou mensagem contundente aos pinheirenses.
- É possível ser um campeão sem uso de doping. Os Jogos foram criados pelo Barão (de Coubertin) para a confraternização entre os povos, sob a mais rigorosa ética. O atleta precisa ter a consciência de que ele representa sua família, seu clube, seu país e tem o dever de respeitá-los, assim como seu corpo e, principalmente, sua saúde - concluiu o gaúcho de 75 anos, especializado em Medicina do Esporte, com doutorados em universidades de Roma (ITA) e Colônia (ALE).
Como desdobramento prático da palestra, foi sugerida pelos médicos De Rose e Samir uma parceria entre Pinheiros e ABCD, que atenda às necessidades dos atletas em relação a informações e procedimentos, a fim de de mantê-los vigilantes quanto à prevenção e ao combate ao doping.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias