menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Presidente eleito do COB projeta Los Angeles-2028 e cita ‘geração perdendo fôlego’

Marco La Porta marcou presença no Prêmio Brasil Olímpico

Yane-Marques-e-Marco-La-Porta-scaled-aspect-ratio-512-320
imagem cameraMarco La Porta ao lado de Yane Marques, do pentatlo moderno (Foto: Alexandre Loureiro/COB)
Avatar
Joyce Rodrigues
Rio de Janeiro (RJ)
61fec6c3-2c1e-4d7d-a063-f57c26f24b96_Foto-Caio-scaled-aspect-ratio-1024-1024
Caio Gonçalves
Rio de Janeiro (RJ)
Supervisionados porLeonardo Damico,
Dia 11/12/2024
22:31
Atualizado em 11/12/2024
23:41

  • Matéria
  • Mais Notícias

Presidente eleito do Comitê Olímpico Brasileiro, Marco La Porta marcou presença no Prêmio Brasil Olímpico, nesta quarta-feira (11), no Rio de Janeiro. Em conversa com a imprensa antes do início do evento, o novo mandatário do COB assumirá em janeiro, projetou o 2025 da entidade e falou sobre a transição com a gestão de Paulo Wanderley.

continua após a publicidade

- Estamos trabalhando bastante já com a equipe, escolhendo alguns nomes importantes. A transição, efetivamente, começa a partir do dia 6 de janeiro, mas a gente está conversando bastante com a equipe do COB, trocando algumas ideias, algumas informações importantes para a gente poder começar a trabalhar - começou Laporta.

- Nós temos alguns trabalhos. Primeiro é entender qual é o momento atual do COB, entender a gestão que está. Nós temos algumas preocupações em relação a Los Angeles-2028. A gente entende que tem uma geração que está perdendo o fôlego. Chegou em Paris muito forte, mas tem algumas preocupações em relação a Los Angeles. Vamos trabalhar, mapear direitinho os atletas e também começar a preparação da Brisbane em 2032 - completou.

continua após a publicidade

➡️ Siga o Lance! Fora de Campo no WhatsApp e saiba o que rola fora das 4 linhas

Currículo de Marco La Porta

Marco La Porta foi oficial do Exército durante 30 anos, chegando ao posto de coronel, e hoje está na reserva. A vida militar, porém, sempre andou lado a lado com o esporte. Em 1992, se formou em Educação Física na Escola do Exército. Depois, também fez mestrado em Ciência da Motricidade Humana na Universidade Castelo Branco e cursos de especialização em treinamento esportivo na Universidade Gama Filho.

A modalidade mais próxima de La Porta é o triathlon, que envolve natação, ciclismo e corrida. Depois de praticar o esporte durante a carreira militar, se tornou treinador. Como vice-presidente da Confederação Brasileira de Triathlon, foi chefe de equipe nas Olimpíadas de Londres e Rio de Janeiro. Posteriormente, em 2017, foi eleito presidente da mesma entidade. Já fora do COB, acompanhou de perto os atletas brasileiros da modalidade nos Jogos Olímpicos de Paris.

continua após a publicidade

➡️ Prêmio Brasil Olímpico: Caio Bonfim agradece indicação e cita legado de medalha

O agora candidato da oposição se tornou vice-presidente do COB em 2018. No ano anterior, o presidente Carlos Arthur Nuzman renunciou ao cargo, dando lugar a Paulo Wanderley. La Porta, então, foi eleito vice com a ampla maioria dos votos, superando os concorrentes Marcel de Souza e José Medalha.

Durante boa parte dos seis anos de gestão, La Porta teve relação próxima com Paulo Wanderley. O dirigente foi escolhido, inclusive, como chefe de missão dos Jogos Pan-Americanos de 2019 e das Olimpíadas de Tóquio, edição em que o Brasil obteve o maior número de medalhas da sua história.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias