menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Principal competição de mountain-bike no Brasil terá desafio inédito

A Brasil Ride vai testar a técnica e o fôlego dos pilotos no desafio 'Red Bull Zera o Pico'. Os atletas terão que subir uma montanha pedalando, sem colocar os pés no chão

Brasil Ride
imagem cameraAtual campeão Henrique Avancini<a href="#">#</a> é&nbsp;um dos favoritos ao título (Foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool)
Avatar
Lance!
Arraial D´Ajuda (BA)
Dia 19/10/2018
17:43

  • Matéria
  • Mais Notícias

Para descer, todo santo ajuda. Mas, para subir, é outra história. A nona edição da Brasil Ride, uma das mais importantes competições de mountain-bike no Brasil, terá início no próximo domingo, em Arraial d'Ajuda, na Bahia. Todos os participantes do evento estarão automaticamente inscritos no desafio “Red Bull Zera o Pico”, uma prova especial que vai ocorrer dentro do torneio, na próxima quarta-feira. Os ciclistas terão que encarar a “Subida das 7 Voltas” para levar a jersey e o troféu de vencedor para casa.

O atual campeão do Brasil Ride e grande favorito ao título deste ano, Henrique Avancini, explica que “zerar o pico” ou subir uma montanha pedalando, sem colocar os pés no chão, tem um significado especial no mountain-bike.

–Zerar um pico é uma coisa muito emblemática para os mountain-bikers. Significa conquistar a montanha de uma maneira diferente. Obviamente, a gente quer sempre ir de um ponto ao outro, mas quando você consegue passar pedalando, a conquista é diferenciada – analisou o brasileiro, que vai disputar a competição ao lado do alemão Manuel Fumic.

continua após a publicidade

O Red Bull Zera o Pico foi criado para celebrar esse desafio dos atletas. O primeiro ciclista que concluir o percurso de 1,7 km sem colocar os pés no chão, ou seja, zerá-lo, vence. De acordo com o diretor de prova do Brasil Ride, Rafael Campos, a tarefa não é nada fácil.

– A subida começa próximo ao km 73 do dia 4, que é a etapa rainha, cuja altimetria é a maior dentre todos os sete dias. Também é considerada uma das mais difíceis pelo acúmulo de três dias de prova, com 300 km já pedalados. O percurso do Red Bull Zera o Pico tem 1,7 km, desnível de aproximadamente 200 metros, com bastante erosão no caminho e a subida vai fazendo um zigue-zague pela montanha. Por isso se chama Subida das 7 Voltas. Além de tudo, vão chegar ali em um dos momentos mais quentes do dia, entre as 11h e 12h – explicou Campos.

Ao contrário das categorias de duplas e trios no Brasil Ride, o Red Bull Zera o Pico tem premiações individuais, divididas em: profissional (masculino e feminino) e amador (masculino e feminino). Os vencedores receberão jerseys de rei da montanha, no mesmo dia. Os troféus no pódio geral serão entregues no domingo, dia 27, após a última etapa da ultramaratona.

Os fãs do esporte poderão acompanhar as emoções do Brasil Ride na página da competição no Facebook, a partir das 12h40, no próximo domingo.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias