menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Quem é Henrique Avancini, lenda do ciclismo brasileiro que anunciou a aposentadoria

O ciclista revelou a notícia na tarde desta terça-feira (22), por meio de uma coletiva de imprensa

henrique-avancini-mtb-aspect-ratio-512-320
imagem cameraO brasileiro é um dos maiores nomes da modalidade (Foto: Felipe Almeida)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 22/08/2023
17:05
Atualizado em 01/09/2023
19:04

  • Matéria
  • Mais Notícias

Henrique Avancini, lenda do ciclismo, anunciou a aposentadoria na tarde desta terça-feira (22), por meio de uma coletiva de imprensa. Com uma carreira vitoriosa do mountain bike e se despedirá dos fãs nas competições dos próximos meses, ficando fora dos Jogos de Paris.

continua após a publicidade

O brasileiro dedicou a sua vida ao esporte, conquistando feitos históricos, como topo do ranking e títulos mundiais. Abaixo, o Lance! conta um pouco de sua história.

+ Chamada Olímpica: Lance! estreia programa de entrevistas com atletas brasileiros

O INÍCIO

Segundo o 23 vezes campeão da etapa nacional: “Eu não escolhi a bike, foi ela que me escolheu". O esporte sempre esteve nas veias de Henrique, pois o menino de Petrópolis cresceu na oficina de bikes do pai Ruy, que também atuou na mesma profissão nos anos 1970. E foi neste momento, aos sete anos que o atleta ganhou sua primeira bicicleta aos 8 anos.

continua após a publicidade

Avancini começou a mostrar as suas asas no cenário brasileiro nas categorias júnior, sendo campeão brasileiro e pan-americano ainda aos 17 anos. No sub-23, passou a disputar os Mundiais de "cross-crountry" e fez sua estreia em 2009, aos 20 anos.

+ Quais modalidades estarão nos Jogos Olímpicos de Paris 2024?

A ELITE DO CILISMO

Henrique Avancini
Avancini em ação (Foto: Divulgação)

O ciclista entrou para a elite da modalidade em 2012, três anos depois de sua estreia em competições internacionais e assim, passou a representar a Caloi. A marca foi comprada por uma empresa brasileira no ano seguinte, que deu espaço para o jovem crescer e figurar entre os melhores do mundo.

continua após a publicidade

Em 2017, Henrique terminou pela primeira vez no top10 de uma etapa da Copa do Mundo de MTB - categoria quye consiste em realizar percursos em montanhas ou terrenos irregulares- sendo um resultado histórico para o Brasil.

PRIMEIRO CAMPEONATO MUNDIAL

2018 é um ano que Avancini nunca irá esquecer, e o Brasil também, já que foi especial para o montain bike nacional. Ele foi campeão mundial de maratona cross-country e se tornou o primeiro atleta do país a vencer uma etapa da Copa do Mundo, no short-track em Vallnord, em Andorra.

Nas duas etapas seguintes, ficou em segundo e terceiro lugar, também no XCC. No próximo ano, conquistou um ouro, três pratas e três bronzes em Mundiais. Os dois terceiros lugares foram no cross-country olímpico (XCO), principal prova.

CAMPEÃO DA COPA DO MUNDO E LÍDER DO RANKING

Devido à Pandemia de Covid-19, todas as disputas foram em Nové Mesto, na República Tcheca e Avancini partiu para a disputa da Copa daquele ano. O ciclista conquistou seu terceiro triunfo no short track da Copa do Mundo. Na mesma prova, ele fez história, vencendo a etapa do cross country olímpico, se tornendo o segundo ciclista a vencer o XCC E XCO na mesma etapa da competição.

No mesmo ano terminou o ano no topo do ranking mundial, mais um feito histórico para o Brasil.

+ Henrique Avancini é bicampeão mundial de ciclismo

OLIMPÍADA

Em 2021, Henrique participou pela segunda vez dos Jogos de Tóquio e ficou na 13º, melhor colocação da história do país. Além disso venceu mais uma Copa de XCC, mesma prova em que foi vice-campeão.

No ano seguinte, Avancini trouxe o Mundial para o Brasil, que foi disputada em sua casa, na cidade de Petrópolis. No entanto, mesmo dominando o cenário, ele enfrentou alguns desafios, como ficar fora dos pódios do Mundial de 2022 e a lesão no joelho em abril deste ano. Meses depois, ele deu a volta por cima e venceu a maratona no Campeonato Mundial.

Números de Henrique Avancini

23 vezes campeão brasileiro - 14 na elite
5 títulos de Copa do Mundo - 4 no XCC e 1 no XCO
Bicampeão Mundial de maratona cross-country
Vice-campeão mundial de XCC em 2021
Líder do ranking mundial ao final de 2020
13º lugar em Tóquio 2020 - melhor resultado da história do Brasil

Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90

circulo com pontos dentroTudo sobre

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias