Quem fez parte do Dream Team de basquete dos Estados Unidos?
Relembre os astros da seleção mais dominante da história da modalidade
- Matéria
- Mais Notícias
Mais de 30 anos depois, o Dream Team dos Estados Unidos continua presente no imaginário do fã de basquete como a melhor seleção de todos os tempos. A equipe norte-americana era formada apenas por jogadores universitários até 1989, quando conseguiu a liberação da FIBA para colocar os melhores atletas nas competições internacionais. O aval da entidade culminou em um time histórico, com craques como Michael Jordan e Magic Johnson atuando lado a lado.
Relacionadas
O Dream Team original tomou forma, de fato, nos Jogos Olímpicos de Barcelona-1992. O elenco para a competição tinha Larry Bird (Boston Celtics), Scottie Pippen (Chicago Bulls), Chris Mullin (Golden State Warriors), Michael Jordan (Chicago Bulls), Clyde Drexler (Portland Trail Blazers), Karl Malone (Utah Jazz), Charles Barkley (Phoenix Suns), John Stockton (Utah Jazz), Magic Johnson (Los Angeles Lakers), David Robinson (San Antonio Spurs) e Patrick Ewing (New York Knics), além de Christian Laettner, na época representante do basquete universitário.
+ Basquete: o Brasil ainda pode conquistar vaga para os Jogos Olímpicos de Paris?
A equipe contava com alguns dos melhores jogadores da história da NBA, o que foi confirmado dentro de quadra nas Olimpíadas. O time dos Estados Unidos não apenas conquistou a medalha de ouro, mas atropelou os adversários. A seleção americana não perdeu sequer um tempo de jogo. A partida mais "apertada" foi a final contra a Croácia, quando triunfaram por 32 pontos de diferença. O cestinha dos EUA no campeonato foi Charles Barkley, com 18 pontos de média.
A seleção americana teve outras grandes equipes posteriormente, mas raramente conseguiu reunir a maioria dos seus craques ao mesmo tempo. O time que foi eliminado na semifinal da atual edição da Copa do Mundo de Basquete, por exemplo, não contou com astros como LeBron James, Stephen Curry, Kevin Durant e Jayson Tatum. Muitos jogadores optam por usar as férias da NBA para continuar se preparando para a próxima temporada da liga.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias