Rafael Matos e Marcelo Melo brilham e conquistam 1º título 100% brasileiro do Rio Open
Os tenistas conquistaram o primeiro título 100% brasileiro do torneio

- Matéria
- Mais Notícias
Rafael Matos e Marcelo Melo venceram a final do Rio Open 2025 e marcaram seus nomes na história do tênis mundial. A dupla 100% brasileira, formada por um gaúcho e um mineiro, conquistou o título do maior torneio sul-americano, o ATP 500 do Rio de Janeiro, na madrugada deste domingo (23). Com a vitória, os tenistas ainda arrecadaram uma premiação de US$ 2,3 milhões (mais de R$ 13 milhões).
Relacionadas
➡️ Guga Kuerten celebra João Fonseca e o futuro do Brasil no tênis
A parceria entre Rafael Matos, da ADK Tennis, do Itamirim Clube de Campo, em Itajaí (SC), e do ex-número 1 do mundo Marcelo Melo, derrotou os espanhóis Pedro Martinez e Jaume Munar por 2 sets a 0. Com parciais de 6/2 7/5, o jogo teve 1h37min de duração na lotada quadra central Guga Kuerten do Jockey Club Brasileiro.
Matos e Melo conquistaram o primeiro título de uma dupla 100% brasileira no torneio: o mineiro faturou sua primeira conquista e Rafa se consolidou como o primeiro bicampeão nacional. No ano passado, o tenista gaúcho levou para caso o troféu com o colombiano Nicolas Barrientos.
Rafael Matos ergueu seu 10º troféu de dupla nível ATP e Melo o 39º. A parceria faturou o segundo caneco juntas em quatro finais disputadas. Os brasileiros venceram o ATP 250 de Stuttgart, na Alemanha, no ano passado, e foram vices no ATP 500 de Washington e, na semana passada, em Buenos Aires.
Como foi o jogo?
O jogo começou bem controlado, com grandes oportunidades dos brasileiros, aproveitadas por Pedro Martínez e Jaume Munar que conseguiram a quebra do saque. A partir da metade do primeiro set, Rafael Matos e Marcelo Melo garantiram duas quebras seguidas e levaram por 6 games a 2, com facilidade.
No segundo set, o caldo engrossou quando os espanhóis começaram tendo boas chances. Apesar da habilidade dos adversários, Matos e Melo se safaram. No 3 a 3, novas chances dos europeus, que foi salvar novamente pelos brasileiros. Eles tiveram a chance no 5 a 4, mas os rivais salvaram uma série de voleios e smashes do brasileiro, que levou a um erro de Melo em um voleio fácil. Marcelo Melo e Rafael Matos foram buscar break-points contra a seguir e no saque de Martinez liquidaram a fatura com voleio cruzado de Melo, causando muita celebração do público na quadra central.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias