Rafaela Silva é prata no primeiro dia do Grand Slam de Dusseldorf
Campeã olímpica terminou em segundo lugar na categoria até 57kg. Nathália Brigida ficou com o bronze na categoria até 48kg, no primeiro dos três dias de competições na Alemanha
- Matéria
- Mais Notícias
A brasileira Rafaela Silva voltou a subir no pódio, nesta sexta-feira. A judoca conquistou a prata na categoria até 57kg, no Grand Slam de Dusseldorf, na Alemanha. Nathália Brigida ficou com o bronze na categoria até 48kg, no primeiro dos três dias de competições.
Rafaela foi derrotada na final pela japonesa Tsukuda Yoshida, por um waza-ari. Yoshida é atual campeã mundial e número um do mundo. Na semifinal, a brasileira reencontrou a a mongol Sumiya Dorjsuren, em uma reedição da decisão do ouro na Rio 2016, vencida por Rafaela. Em Dusseldorf, Rafa venceu por waza-ari a menos de dez segundos do fim. Nas quartas, ela passou pela alemã Sappho Coban.
A atleta carioca de 26 anos não conquistava uma medalha em Grand Slams desde novmebro de 2017, em Abu Dhabi, quando também ficou em segundo lugar. Com o pódio de agora, Rafaela Silva soma mais 700 pontos no ranking mundial. Foi a segunda prata consecutiva de Rafaela, que na semana passada disputou o aberto de Oberwart, na Áustria.
Relacionadas
Nathália Brigida conquista o bronze
A paulista Nathália Brigida faturou seu segundo bronze em quatro torneios disputados em 2019. A atleta de 25 anos ficou quase dois anos afastada dos tatames por uma lesão e voltou a lutar no semestre passado. Com o resultado na Alemanha, ela somou 500 pontos e deve ganhar posições no ranking mundial.
Na disputa do bronze, Nathalia derrotou a alemã Katharina Metz com uma chave de braço, ou jujigatame. A luta foi equilibrada e só foi decidida no Golden Score. A brasileira foi mais agressiva e por mais de uma vez prendeu a rival no solo, tentando também o oasaekomi.
Natlália Brigida venceu ainda a israelense Shira Rishony, campeã em Tel Aviv, nas quartas e foi derrotada pela japonesa Funa Tonaki, nas semifinais.
Outros brasileiros
Além de Rafaela e Natlália, também lutaram no primeiro dia de torneio os brasileiros Eric Takabatake e Phelipe Pelim (60kg) e Charles Chibana e Daniel Cargnin (66kg), no masculino. No feminino, Gabriela Chibana (48kg), Eleudis Valentim e Larissa Pimenta (52kg) e Tamires Crude (57kg).
Pimenta e Eleudis pararam nas oitavas-de-final. Eleudis caiu para a campeã olímpica Majlinda Kelmendi, do Kosovo, que acabou campeã do torneio. Pelim caiu para o japonês Ryuju Nagayama, medalhista de bronze no mundial do ano passado. Takabatake, Crude, os dois Chibanas e Cargnin foram eliminados nas suas estreias.
No segundo dia do Grand Slam de Dusseldorf, neste sábado, Eduardo Barbosa, Marcelo Contini (73kg), Eduardo Yudy (81kg), Aléxia Castilhos, Ketleyn Quadros (63kg), Ellen Santana e Maria Portela (70kg) vão representear o Brasil.
As classificatórias começam a partir das 6h e o bloco final, às 13h (de Brasília).
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias