Rayssa Leal e Pâmela Rosa brilham e avançam com as melhores notas para final do STU Open Rio
Manobras precisas na última tentativa de cada uma definem as colocações da decisão<br>
- Matéria
- Mais Notícias
No skate, principalmente na modalidade Street, são diversas as manobras criadas e executadas, de nomes dos mais variados. São elas que entram para a história e que definem campeonatos. Neste sábado, na pista da Praça Duó, na Barra da Tijuca, as brasileiras Rayssa Leal e Pâmela Rosa puderam apresentar algumas dessas pinturas durante as semifinais do STU Open Rio. Duas delas, inclusive, de grafia rebuscada e sempre em inglês, garantiram as duas com as melhores notas para a final deste domingo.
Relacionadas
+ Cristiano Ronaldo consegue feito: confira os jogadores com mais gols por clubes na história
E a final deste domingo, a partir das 18h, com transmissão ao vivo do SporTV e do TikTok do STU, será disputada entre quatro brasileiras e quatro estrangeiras. O brilho de Rayssa Leal, que ganhou as três etapas da SLS (Street League Skateboarding) este ano, e de Pâmela Rosa, atual bicampeã mundial, foi o mais intenso na pista neste sábado. Após duas voltas de 45 segundos e cinco manobras, valendo a melhor volta e as duas melhores manobras, Rayssa avançou em primeiro, com a nota 19,74, com Pâmela em segundo, com 17,19.
- Tinha dito para a minha mãe que queria muito acertar essa manobra hoje (Frontside Hurricane). Acabou ficando para a última tentativa. Preferia garantir logo de início, para ficar mais tranquila, mas deu tudo certo. A torcida ajudou muito também. Que na final possa ter um bom desempenho de novo. E que as arquibancadas possam estar ainda mais cheias, porque isso faz muita diferença pra gente - disse Rayssa, que conta no STU Open Rio com a presença de toda família, com pai, mãe e irmãos, o que é até raro de acontecer nas competições.
O “Frontside Hurricane” de Rayssa rendeu a maior nota de todas as manobras deste sábado, um 6,84. Mas a “Big Spin Rockslide” realizada por Pâmela, também na sua última tentativa, não ficou muito atrás em termos de pontuação, técnica e plasticidade. Com a nota 6,57, ela superou a australiana Chloe Covell e chega à final com o segundo melhor desempenho. O que mais chamou a atenção foi que ambas andaram demonstrando muita tranquilidade, um skate ao mesmo tempo preciso e suave. E, acima de tudo, sempre buscando se divertir.
- Já tinha falado quando cheguei que estou aqui para me divertir, acima de tudo. Quanto mais o tempo passa, mais experiente e mais calma a gente fica e, assim, mais conseguimos acertar as manobras. Sem falar que essa vibe do público brasileiro é sensacional. Além disso, estão todos aqui no STU comigo, pai, mãe, amigos, técnico, fisioterapeuta, personal, assessor, o que é legal demais. Tem tudo para ser uma final de alto nível e vamos tentar levantar essa galera nas arquibancadas de novo - comentou Pâmela.
+ Bicampeã mundial de skate no Street, Pâmela Rosa projeta Olimpíadas em Paris: '2024 é logo ali'
As oito classificadas para a final foram as oito da segunda bateria
Uma curiosidade nestas semifinais femininas foi que as oito que avançaram para a final foram justamente as oito da segunda bateria. Nenhuma skatista da primeira bateria se classificou. Outra brasileira que se garantiu foi Gabi Mazetto, que, nesse último mês, conquistou o título brasileiro e ainda ganhou a medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos, em Assunção, no Paraguai. Ela terminou com a quinta melhor nota (12,63) e sabe que tem muito mais a mostrar neste domingo.
- Não foi fácil, porque o nível da primeira bateria já tinha sido bom. Só que todas na segunda bateria vieram muito fortes. Uma volta hoje em dia faz muita diferença e estou tendo que aprender com isso. Não fui muito bem depois nas manobras, preciso ser mais consistente, mas vou buscar ser bem melhor amanhã. Vai dar certo - disse Gabi Mazetto, que admitiu ter uma boa manobra guardada para a final, mas, claro, não quis revelar.
RESULTADO STREET FEMININO
(as 8 classificadas para a final)
1 – Rayssa Leal (BRA) – 19,74
2 – Pâmela Rosa (BRA) – 17,19
3 – Chloe Covell (AUS) – 15,77
4 – Wenhui Zeng (CHN) – 12,80
5 – Gabi Mazetto (BRA) – 12,63
6 – Marina Gabriela (BRA) – 11,48
7 – Lore Bruggeman (BEL) – 11,46
8 – Natalia Muñoz (ESP) – 11,44
PROGRAMAÇÃO:
16/10 (domingo)
12h15 às 13h30 - Treinos oficiais Street masculino
13h30 às 14h15 - Treinos oficiais Street feminino
14h45 às 16h - Final Street masculino (ao vivo no SporTV e no TikTok)
18h às 19h15 - Final Street feminino (ao vivo no SporTV e no TikTok)
19h15 às 19h45 - Cerimônia de premiação
ENTREVISTA COM PÂMELA ROSA
O Lance! fez uma entrevista exclusiva com a brasileira Pâmela Rosa, disponível no nosso site e no Youtube.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias