Sou do Esporte cria projeto inédito para calcular o PIB do esporte brasileiro
Intenção é criar base de dados para auxiliar na captação de investimentos no setor
- Matéria
- Mais Notícias
Um projeto pioneiro no país irá calcular pela primeira vez o PIB do esporte brasileiro. A iniciativa é da Sou do Esporte, com metodologia aplicada pela EY. Ao longo de oito meses, o projeto irá estudar a cadeia produtiva do esporte no Brasil, o investimento público e o impacto no consumo dos brasileiros, entre outros dados.
➡️Brasil chega a 200 medalhas paralímpicas no atletismo; veja destaques e quadro de medalhas
➡️John John Florence bate Ítalo Ferreira no WSL Finals e iguala feito de Gabriel Medina
A intenção é levantar dados que sirvam como base para o investimento no esporte por parte da iniciativa privada a médio e longo prazos. Da mesma forma, o estudo servirá para potencializar políticas públicas do setor.
- Queremos mostrar o protagonismo econômico do esporte e corroborar como este segmento é importante para o país, dando um norte a todos que investem no esporte para fazê-lo de forma mais clara e perene - diz Fabiana Bentes, presidente da Sou do Esporte.
O esporte brasileiro movimenta bilhões de reais todos os anos, mas atualmente não há um estudo capaz de medir esses números de forma mais aprofundada, detalhada e constante.
- O nível de informações que temos hoje não convence nem o poder público, nem a iniciativa privada de que o investimento sustentável no esporte é muito mais efetivo que apenas em épocas de eventos, por exemplo - pondera Fabiana Bentes.
- Vemos as estruturas do esporte pelo país precárias, as escolas deficitárias em oferecer o esporte para crianças e jovens, e as empresas criando estratégias momentâneas sem criar um ciclo de investimento sustentável no esporte - acrescenta a presidente da Sou do Esporte.
A intenção é de que o PIB do esporte brasileiro responda com mais precisão sobre o nível de retorno dos esportes ao mercado e às marcas patrocinadoras, quais regiões são mais alinhadas às estratégias de marca, e quais impactos sociais, entre outros.
Desenvolvido e liderado pela Sou do Esporte - uma associação sem fins lucrativos criada em 2015 -, o projeto PIB do esporte brasileiro foi alocado dentro do Ministério de Ciência e Tecnologia. Os parceiros institucionais são o Comitê Olímpico do Brasil (COB), o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a Comissão Desportiva Militar do Brasil, o Comitê Brasileiro de Clubes, a Fenaclubes e a Liga Nacional de Basquete.
Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias