STU National: grandes referências da modalidade Park abrem a etapa de Criciúma
Coletiva de imprensa com cinco referências da modalidade inicia oficialmente a segunda semana de competições
- Matéria
- Mais Notícias
A semana da modalidade Park da etapa de Criciúma do STU National foi oficialmente aberta nesta quarta-feira. Na coletiva de imprensa, o atual vice-campeão mundial, Augusto Akio - conhecido como Japinha -, a atual campeã do circuito brasileiro de skate, Raicca Ventura, uma das representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Yndiara Asp, um dos poucos skatistas da cena a andar no Street e no Park, Kalani Konig, e uma das maiores referências do Paraskate nacional, Vini Sardi.
O Parque Municipal Prefeito Altair Guidi promete ficar pequeno para receber grandes nomes do park brasileiro com sucesso de público a partir das eliminatórias desta sexta-feira. Abaixo, confira o que eles falaram sobre a etapa.
Relacionadas
+ Campeão da WSL 2022, Filipe Toledo avalia cenário competitivo do surfe: 'É um esporte egoísta'
Augusto Akio
- Feliz demais por estar de volta a Criciúma, lugar pelo qual tenho muito carinho e onde somos sempre muito bem recebidos. Além dessa pista proporcionar projetos, inclusão social e o nosso esporte em geral, com aquela competitividade sadia, amizade, coletividade e união, ela também nos proporciona um grande nível técnico. São diversas possibilidades de a pista ser usada. Muitos skatistas bons vêm aprimorando suas técnicas e seu estilo de skate para chegar aqui e fazer um show, para que todos possam sentir a mesma emoção e energia que a gente sente. O skate é muito contagiante, até nós mesmos que praticamos torcemos muito uns pelos outros, e a cultura do skate aqui em Santa Catarina já vem de longa data. Então, dá para sentir que a torcida é bem vibrante e calorosa.
Yndiara Asp
- É realmente muito legal estar aqui pelo terceiro ano seguido, e a cada vez somos recebidos ainda melhor. O STU vem melhorando o evento e a estrutura, a Prefeitura sempre fazendo a gente se sentir ainda mais em casa, hotéis e, agora, o shopping fazendo parcerias com a gente... A gente se sente mesmo muito abraçado por Criciúma. A pista é muito boa e o nível técnico será muito alto, como sempre. Vamos dar o nosso melhor, com a torcida de todos e a energia do skate. O nível de todos aqui só cresce, cada uma vai puxando a outra. A gente vê uma evoluindo e as outras evoluem junto. Acontece muito isso nos campeonatos. Buscamos as melhores manobras em uma volta e, nos treinos, a gente já vê essa evolução.
Kalani Konig
- Como o próprio prefeito disse, é uma das melhores pistas do Brasil. Poucas cidades no país contam com pistas de Park e Street desse nível. No ano passado já foi muito legal, apesar do calor muito intenso. Esse ano diminuiu um pouco e está melhor de andar. E a vibe da galera aqui é muito alta. Espero sempre estar de volta. É muito bom andar e competir tanto no Street quanto no Park. Eu comecei no Street, mas amo andar nos dois e me aprimorar em ambos da mesma forma.
Raicca Ventura
- Primeiramente, queria agradecer por Criciúma sempre receber a gente da melhor maneira possível. E também ao STU. A estrutura aqui só melhora a cada ano. Na cidade, já tínhamos conhecido a mina de visitação no ano passado e, agora, ainda tivemos a honra de conhecer o Planetário, o que foi muito legal. Quanto à competição, gosto muito dessa pista e, inclusive, aqui comecei a ganhar o primeiro STU da minha vida. Tenho coisas novas para mostrar esse ano, algumas tricks que não posso revelar, são segredo, mas o pessoal vai poder ver na hora (risos).
Vini Sardi
- A gente está muito feliz. Essa pista de Criciúma é sensacional, dá para pegar uma velocidade bem legal e fazer umas linhas muito boas. É a primeira vez que teremos o Paraskate competindo aqui, serão nove atletas se apresentando e daremos um show para mostrar que o STU é inclusão e que as pessoas com alguma deficiência física podem andar de skate em alto nível. Estamos muito ansiosos para que comece logo. A gente vem trabalhando bastante com a Associação Brasileira de Paraskate nesse crescimento, o STU abraçou essa causa e teremos etapas por onde o STU National passar. E nosso principal objetivo é aumentar o número de paraskatistas, o que é justamente um dos requisitos para a modalidade entrar na Paralimpíada. E esse é um trabalho incessante que todos nós estamos fazendo para, quem sabe, a gente consiga emplacar o Paraskate em Los Angeles 2028.
Considerado o Circuito Brasileiro das modalidades de skate street e park, o STU National é a competição de expressão nacional mais importante da temporada. No ano passado, Gabi Mazetto e João Lucas Alves se sagraram campeões no street, enquanto Raicca Ventura e Luiz Francisco venceram na categoria park.
Mais lidas
News Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias