Surfe: Raoni Monteiro substitui Wiggolly Dantas em competição olímpica
Feliz pelo retorno às competições internacionais, surfista de Saquarema (RJ) revela expectativa para o ISA World Surfing Games; Competição feminina inicia neste sábado
- Matéria
- Mais Notícias
O convite foi inesperado, e a surpresa só não foi maior do que a felicidade de voltar a competir internacionalmente. Nesta sexta-feira,Raoni Monteiro foi confirmado como novo nome da equipe brasileira que disputará o World Surfing Games, organizado pela Associação Internacional de Surfe (ISA, em inglês), em Biarritz, na França, a partir deste sábado e com fim previsto para o próximo domingo (28). O surfista de Saquarema (RJ) substituirá Wigolly Dantas, que sentiu dores no joelho após participação no Oi Rio Pro e optou por não participar da competição depois de nova avaliação médica.
Neste sábado, acontece a Cerimônia de Abertura, a partir das 10h no horário local (7h horário de Brasília), seguida pelo início da disputa feminina, que se encerra na próxima segunda (22). Entre os dias 23 e 28, os homens caem na água em busca do título, culminando com a Cerimônia de Encerramento.
Com as malas prontas, Raoni embarcará neste sábado, para a apresentação na comuna francesa. Na bagagem, a alegria por voltar a disputar uma competição em terras estrangeiras. Integrante do WCT por oito temporadas, o surfista passou as últimas duas temporadas suspenso. Raoni participou da triagem do Rio Pro neste mês, mas perdeu a vaga para Yago Dora. Apesar do tempo longe das principais competições do surfe, Monteiro afirma que está muito bem preparado para este novo desafio.
- Tenho treinado bastante. O Rio Pro não foi como esperava, pois minha bateria acabou acontecendo em um dia em que o mar não estava bom. Mas o que importa é que as coisas estão voltando a se encaixar e estou muito feliz com este convite para participar do ISA World Games. É muito legal poder voltar a competir fora do Brasil, ainda mais numa competição como essa, em que os países disputam entre si e onde rola uma grande interação entre todos os participantes - conta Raoni, campeão dos Jogos Cariocas de Verão, em março.
O carioca foi suspenso pela Liga Mundia de Surfe (WSL, em inglês), por 20 meses após a comprovação de doping. Ele testou positivo em exame realizado em Pipe Masters, em 2014, e ficou afastado de 12 de dezembro de 2014 até o dia 12 de agosto de 2016. Na época, o surfista alegou que usou um medicamento receitado por seu fisiologista.
Além de Raoni, a delegação brasileira conta com Ian Gouveia, integrante do WCT, e os jovens Wesley Dantas (irmão de Wigolly e campeão mundial júnior pela ISA em 2016), e Elivélton Santos (vice-campeão mundial júnior pela ISA em 2014). No feminino, a equipe terá Jacqueline Silva, Suelen Naraísa (irmã de Wigolly e Wesley) e a novata Carol Bonelli, de 15 anos.
Com a participação de 39 países, o ISA World Games é o primeiro evento oficial da entidade reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) no novo ciclo olímpico. Um acordo entre a ISA e a WSL, que comanda o surfe profissional e o Circuito Mundial, permite que os melhores surfistas do mundo participem de competições olímpicas. O Olympic Channel, plataforma de TV do COI, transmitirá a competição.
Apesar da data apertada no calendário, com competições importantes acontecendo ao mesmo tempo ou muito próximas, alguns nomes fortes confirmaram presença no Mundial. A França, por exemplo, contará com Jeremy Flores e Joan Duro, no masculino, e Johanne Defay e Pauline Ado, no feminino.
De acordo com o presidente da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), Adalvo Nogueira Argolo, a expectativa para o desempenho da equipe brasileira é a melhor possível.
- A gente sempre tem brigado pelos três primeiros lugares em todos os eventos da ISA e desta vez não será diferente. Estamos com um time bem forte e acho que nossa grande disputa será contra a França. Mas com certeza estaremos na briga mais uma vez - afirma.
Relacionadas
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias