Título mundial? Por que os vencedores da NBA acham que são campeões do mundo?
Vitória do Franca no Campeonato Intercontinental revive discussão
- Matéria
- Mais Notícias
Representante brasileiro, o Franca foi campeão intercontinental de basquete no último domingo (24). O torneio, no entanto, não contou com a participação de equipes da NBA. Para os norte-americanos, a vitória no Campeonato Mundial não é necessária para o título de campeão do mundo. Afinal, é dessa forma que os times que ganham a NBA se intitulam.
Relacionadas
A marca de "campeões do mundo" está escrita no boné que os jogadores recebem após a conquista da liga de basquete norte-americana. Recentemente, esse tema voltou a causar discussão. Durante participação no Mundial de Atletismo, em agosto, o velocista norte-americano Noah Lyles questionou a utilização dessa nomenclatura pelos campeões da NBA.
- Eu assisto às finais da NBA e eles têm o ‘campeão mundial’ na cabeça (boné). Campeão mundial de quê? Dos Estados Unidos? Não me interpretem mal, eu amo os EUA às vezes, mas ali não é o mundo. Nós somos o mundo. Temos quase todos os países aqui lutando, prosperando, colocando sua bandeira para mostrar quem estão representando. Não há bandeiras na NBA - disse.
+ O Denver Nuggets vai ser campeão da NBA novamente?
A declaração de Lyles gerou represálias dos jogadores da NBA. Draymond Green, do Golden State Warriors, ironizou a fala afirmando que o velocista "tentou ser inteligente e deu errado". Kevin Durant, do Phoenix Suns, pediu para "alguém ajudar esse cara". Outros astros da liga tentaram justificar a utilização do termo "campeão mundial".
- Os melhores jogadores do mundo jogam na NBA. Se você pegar o melhor time da NBA e colocar em uma turnê para jogar nas melhores ligas de outros lugares, eles (times estrangeiros) serão detonados. Eu não entendo qual é o debate - disse o armador Damian Lillard, do Portland Trail Blazers, no podcast "Back On Figg".
- A NBA é a melhor liga do mundo. Por isso o campeão é o campeão do mundo - escreveu Tyler Herro, do Miami Heat, nas redes sociais.
Noah Lyles não ficou sozinho na discussão. Um dos principais jogadores da atualidade e campeão da NBA em 2021, o grego Giannis Antetokounmpo saiu em defesa do velocista.
- Eu queria tanto apoiá-lo, sabe? Ele recebeu muitas críticas por dizer o óbvio. Eu não acho que em nenhum outro esporte você é chamado de campeão mundial. O futebol é muito maior que a NBA e os campeões da Liga dos Campeões da UEFA não dizem que são campeões mundiais - falou.
Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias