Tradicional Camisa amarela do Tour de France completa 100 anos
Em 2019, a mais tradicional vestimenta do ciclismo mundial faz aniversário e organizadores do próximo Tour de France preparam edições comemorativas para a 'maillot jaune'
- Matéria
- Mais Notícias
A mais tradicional vestimenta do ciclismo mundial completará 100 anos no próximo Tour de France, com largada prevista para o dia 6 de julho. A camisa amarela foi usada pela primeira vez em 1919, seis anos depois da primeira edição do principal evento da modalidade.
Para celebrar o centenário do maior símbolo da prova, a organização do Tour de France anunciou uma novidade para a edição deste ano: serão utilizadas vinte camisas amarelas personalizadas com imagens de monumentos, ciclistas e locais marcantes na história da competição. Cada uma das maillot jaune, como é conhecida em francês, será usada pelo líder geral ao final de cada uma das vinte e uma etapas, durante o dia seguinte.
Pelas regras do torneio, nenhum ciclista larga de amarelo. O vencedorda primeira etapa, em Bruxelas, na Bélgica, vai receber no pódio a camisa com desenho do icônico monumento Atomium, construído em 1958 e um dos símbolos da cidade.
– Cada camisa é diferente neste ano e apresenta as etapas ou os campeões que contribuíram para a história do Tour de France. Partiremos de Bruxelas, onde a primeira camisa amarela contará com o Atomium, enquanto a última terá o Arco do Triunfo e a Champs-Elysées– disse o o diretor do Tour de France, Christian Prudhomme.
As outras camisas, segundo o diretor da prova, terão as fotos de grandes nomes do esporte como Bernard Hinault, Eddy Merckx, Jacques Anquetil e Miguel Indurain.
A prova deste ano chega à 106ª edição e será disputada de 6 a 28 de julho. Em 2018, o britânico Geraint Thomas, da equipe Sky, foi o campeão com 83h17min13s. O holandês Tom Dumoulin ficou em segundo e o também britânico Chris Froome, em terceiro.
A primeira camisa amarela foi concedida pelo criador do Tour de France, Henri Desgrange, em 19 de julho de 1919, a Eugène Christophe, após a 11ª etapa daquele ano, na cidade de Grenoble.
Relacionadas
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias