Gil entra para lista das maiores vendas de zagueiros no país
Defensor deixou o Corinthians para jogar na China por 10 milhões de euros. Breno, do São Paulo, lidera ranking, seguido por Alex, ex-Santos
- Matéria
- Mais Notícias
O valor de 10 milhões de euros que os chineses do Shandong Luneng, da China, pagaram pelo zagueiro Gil, do Corinthians, entra para o ranking de maiores transferências envolvendo zagueiros de clubes brasileiros. Diferentemente das outras negociações recentes, o Timão levou 90% do valor.
A maior venda de um zagueiro do futebol brasileiro pertence ao São Paulo, que vendeu Breno por 12 milhões de euros para o Bayern de Munique no fim de 2007. Oito anos depois, o zagueiro voltou ao clube.
Um dos destaques do Santos que ganhou o Brasileirão em 2002, Alex foi vendido pelo Peixe ao Chelsea em 2004 por 11,5 milhões de euros. No entanto, Alex foi logo emprestado ao PSV, da Holanda, depois vendido ao PSG. Hoje, o zagueiro joga no Milan.
Além de Breno, o São Paulo conseguiu vender Edmilson ao Lyon por 11 milhões de euros em 2000. Campeão do mundo em 2002, Edmilson se aposentou em 2012.
Em quarto lugar na lista está Thiago Silva, hoje no PSG. Em 2009, o zagueiro foi negociado pelo Fluminense com o Milan por 10 milhões de euros. Três anos depois, o brasileiro seria vendido ao clube francês por 42 milhões de euros.
Aos 28 anos, Gil iguala o valor de Thiago Silva e coloca a China no top-5 de destinos. Além de Gil, apenas Dedé não foi vendido para o mercado europeu entre os 18 nomes da lista. Os campeões do mundo Lúcio e Roque Júnior também estão no ranking.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias