Papo com Helio Castroneves: ‘Mesmo em número reduzido, teremos público em Daytona’
Piloto faz projeções para a retomada do IMSA WeatherTech SportsCar
- Matéria
- Mais Notícias
Olá amigos, tudo bem? Espero que sim!
A retomada do IMSA WeatherTech SportsCar Championship está bem próxima. Serão exatos nove dias, a contar desta quarta (24), para o início das atividades no Sebring International Speedway. A programação será reduzida, pois treinaremos na sexta-feira (3) e correremos no dia seguinte. Dessa forma, a nossa corrida fará parte do feriado da independência dos Estados Unidos. Só para falar um pouquinho de história (nunca fui bom de matemática, então, ia mais para o lado de História), a independência aqui foi conquistada em 4 de julho de 1776, enquanto no Brasil demorou um pouco mais. Só viria acontecer em 7 de setembro de 1822.
Mas voltando aos dias atuais, dessa vez será tudo muito diferente. Digo isso porque o 4 de julho é uma grande festa no país inteiro e milhões de pessoas saem às ruas para curtir o feriado. Com a pandemia do coronavírus ainda em curso pelo mundo, destacando-se os números terríveis verificados aqui e no Brasil (enquanto escrevo para você, a universidade Johns Hopkins registra, somente nesses dois países, mais de 3 milhões de caso e quase 180 mil mortos), as pessoas ficarão em casa, na maioria.
Apesar disso, as atividades estão voltando aos poucos. Vocês viram que a Nascar e a IndyCar já voltaram. Agora é a nossa vez e, diferentemente das outras categorias, teremos público. Pequeno, mas teremos. É que as autoridades sanitárias e de saúde pública da Flórida permitiram que a IMSA abrisse os portões para receber 5 mil espectadores. Haverá, obviamente, ações especiais para recebê-los e garantir toda a segurança necessária. Eles ficarão em arquibancadas.
E por falar em cuidados especiais, o Acura Team Penske e a organização já tomaram todas as providências para não haver surpresas desagradáveis. Para vocês terem uma ideia, serão apenas 15 pessoas para cuidar dos dois carros e mesmo as reuniões dos pilotos com os engenheiros, que acontecem antes e depois de todas as atividades de pista, acontecerão online, com os pilotos em seus respectivos motorhomes. Eu levarei o meu, acho que o Montoya vai levar o dele e a equipe já providenciou outros. Tudo para que as distâncias sejam respeitadas e os esforços vão além, para que ninguém seja exposto a risco de qualquer espécie.
Essas restrições irão impactar o evento. Quem conhece Daytona sabe que aquilo foi feito para estar lotado de gente. Mas se não é possível agora, o negócio é retomar as atividades de forma paulatina. É importante a gente pensar também nos milhões de pessoas que trabalham com o automobilismo em qualquer lugar do mundo. Apesar de cada lugar ter suas particularidades, posso afirmar sem medo de errar que tem muito gente passando necessidades. A volta das corridas também visa resolver esse problema.
Aos poucos, queira Deus, tenhamos condições, todos nós e independentemente de setor de atuação, de voltar à vida normal e de ter sempre renovada a esperança em superar essa fase.
Grande abraço e até semana que vem!
Relacionadas
* Helio Castroneves é piloto do Acura Team Penske no IMSA WeatherTech SportsCar Championship e do Chevrolet Team Penske na Indy 500.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias