menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Dono de vaga no grupo do Flamengo no Mundial de Clubes pode ser decidido pelo TAS

Tribunal Arbitral do Esporte julga caso envolvendo o León, do México

Mundial-de-Clubes-Fifa-aspect-ratio-512-320
imagem cameraTroféu do Mundial de Clubes da Fifa
Dia 22/04/2025
13:12

  • Matéria
  • Mais Notícias

A configuração do grupo do Flamengo no Mundial de Clubes poderá ser definida na quarta (23). O Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) julgará o caso do León, do México, que foi excluído da competição preventivamente pela Fifa. A ação foi movida pela Alajuelense, da Costa Rica, e pode culminar na remoção definitiva do time mexicano do torneio.

continua após a publicidade
Jogadores do León participam de entrevista coletiva depois da exclusão do grupo do Flamengo no Mundial (Foto: Reprodução/X)
Jogadores do León participam de entrevista coletiva após exclusão do Mundial (Foto: Reprodução/X)

O clube costa-riquenho apresentou uma ação ao TAS em fevereiro de 2025 após realizar uma apelação formal à Fifa ainda em novembro de 2024. A Alajuelense afirma que León e Pachuca, clubes do México controlados pelo mesmo grupo empresarial, não cumprem regras da Fifa sobre a propriedade multiclube. Por isso, o time da Costa Rica solicitou a exclusão de pelo menos um dos clubes mexicanos do torneio.

➡️ Tudo sobre os maiores times e as grandes estrelas do futebol no mundo afora agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Futebol Internacional

continua após a publicidade

Em março, o presidente do Comitê de Apelações da Fifa avaliou as evidências apresentadas sobre o caso e concluiu que a dupla mexicana descumpria parte do regulamento do Mundial de Clubes. Por esse motivo, o León foi excluído da competição pela entidade organizadora.

O Código Disciplinar da Fifa prevê que decisões tomadas pelo Comitê de Apelações podem ser alvo de recursos no TAS. León e Pachuca tentam reverter a decisão desfavorável no tribunal por meio de três ações separadas que serão julgadas no dia 5 de maio.

continua após a publicidade

Quem fica com a vaga no grupo do Flamengo no Mundial?

Uma das regras estabelecidas pela Fifa para o Mundial prevê que dois é o número máximo de clubes participantes de um mesmo país na competição. O limite pode ser excedido se times conterrâneos vencerem mais de duas edições consecutivas da competição continental que garante a vaga para o Mundial. Este é o caso do Brasil, que será representado por Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo, últimos quatro campeões da Libertadores que se classificaram para o torneio da Fifa com as conquistas.

A Alajuelense pretende utilizar o limite estabelecido pela Fifa para herdar o lugar do León no grupo do Flamengo pelo ranking da Concacaf, índice utilizado pela entidade para preencher parte das vagas no torneio de clubes. Excluindo times do México e dos Estados Unidos, que já têm dois representantes cada no Mundial, o clube da Costa Rica é o primeiro na classificação.

Jogadores da Alajuelense comemoram título da Copa Centro-Americana da Concacaf (Foto: Reprodução /Instagram)
Jogadores da Alajuelense comemoram título da Copa Centro-Americana da Concacaf de 2023 (Foto: Reprodução /Instagram)

"Segundo as regras do próprio regulamento, a equipe que tem o direito de substituir a excluída é a nossa. Não pode haver mais de dois times do mesmo país. Neste caso, as vagas estão preenchidas por duas equipes dos Estados Unidos (Inter Miami e Seattle Sounders) e do México (Monterrey e Pachuca). Por isso, quem deve herdar a vaga é a equipe com melhor posição no ranking", disse Leon Weinstok, advogado e membro do conselho diretivo da Alajuelense, em entrevista para o Lance!

Outra possibilidade apontada por jornalistas e pela própria Fifa, por meio da figura do presidente Gianni Infantino, é a da realização de um jogo eliminatório entre Los Angeles FC, dos Estados Unidos, e Club América do México. O clube norte-americano foi o vice-campeão da Copa dos Campeões da Concacaf conquistada pelo León em 2023, enquanto o América é o time mais bem pontuado no ranking da confederação.

Presidente da FIFA atualiza sobre definição do adversário do Flamengo no Mundial de Clubes

A audiência desta quarta tem grande importância para o futuro do Flamengo no Mundial de Clubes. A menos de dois meses do início do torneio, o time brasileiro ainda não sabe quem enfrentará na última rodada da fase de grupos da competição. O Lance! seguirá na cobertura do caso.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias