Árbitros farão uso de câmeras corporais no Mundial de Clubes da Fifa
Medida será utilizada como teste e promete inovar as transmissões do futebol

- Matéria
- Mais Notícias
A Fifa divulgou uma novidade relacionada à arbitragem no Mundial de Clubes de 2025 nesta terça-feira (8). Desta vez, a entidade organizadora da competição informou que os árbitros das partidas usarão câmeras corporais durante os jogos do torneio.
Relacionadas

— É uma grande oportunidade para oferecer ao público uma nova experiência, com imagens de um ângulo nunca visto antes. Também serve para o treinamento de árbitros, pois poder ver o que o árbitro vê é importante nas análises pós-jogo, para avaliar como uma decisão foi tomada. É uma combinação de inovação para as transmissões e aperfeiçoamento técnico — disse Pierluigi Collina, presidente do Comitê de Arbitragem da FIFA.
O uso das câmeras corporais pela arbitragem no Mundial será feito em regime de teste pela Fifa, que obteve a autorização do International Football Association Board (IFAB) em 1º de março de 2025. A competição também terá novas regras para que os jogos ganhem mais dinâmica e fluidez, incluindo a que impede que goleiros façam cera.
Presidente da Fifa destaca caráter inclusivo do Mundial de Clubes
Os jogadores terão oito segundos para a reposição da bola após uma defesa. Se excederem o tempo, a equipe perderá a posse, além de sofrer com um escanteio assinalado para os adversários pela arbitragem. Este tipo de punição visa diminuir a prática costumeira quando há algum tipo de vantagem no placar.

As medidas foram anunciadas nos seminários destinado aos árbitros da Fifa espalhados pelo mundo. Os encontros com os oficiais das partidas aconteceram entre fevereiro e o início de abril com membros de todas as confederações do futebol mundial.
— Será uma competição muito, muito interessante. É a primeira vez que os melhores clubes do mundo, de cada canto do planeta, estarão reunidos — acrescentou.
Arbitragem brasileira no Mundial
A Fifa ainda não definiu qual será a quantidade de árbitros brasileiros no torneio. No país, 17 nomes podem concorrer às vagas como juízes de campo, auxiliares e assistentes de vídeo por integrarem o quadro da entidade em 2025. Veja a lista:
- Anderson Daronco (RS)
- Andreza Helena de Siqueira (MG)
- Bruno Arleu de Araújo (RJ)
- Charly Wendy Straub Deretti (SC)
- Daiane Muniz (SP)
- Deborah Cecília Cruz Correira (PE)
- Edina Alves Batista (SP)
- Flávio Rodrigues de Souza (SP)
- Matheus Delgado Candançan (SP)
- Paulo César Zanovelli (MG)
- Rafael Rodrigo Klein (RS)
- Ramon Abatti Abel (SC)
- Raphael Claus (SP)
- Rejane Caetano da Silva (RJ)
- Rodrigo Pereira Sampaio (PE)
- Thayslane de Melo Costa (SE)
- Wilton Pereira Sampaio (GO)
Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias