menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Arbitragem não dá wazari para Maria Portela por ‘sutileza’ do contato da russa no solo

Não pontuação do golpe da brasileira na derrota para Madina Taimazova gera críticas de especialistas e revolta nas redes 

Maria Portela
imagem cameraMaria Portela foi derrotada pela russa Madina Taimazova (Foto: Jack GUEZ / AFP)
Avatar
Lance!
Tóquio (JAP)
Dia 28/07/2021
20:50
Atualizado em 28/07/2021
21:08

  • Matéria
  • Mais Notícias

O motivo da arbitragem não dar o wazari para Maria Portela na luta contra a russa Madina Taimazova, nas oitavas de final da categoria até 70kg no judô, foi revelado. Leandro Guilheiro, medalhista olímpico e comentarista do Grupo Globo nos Jogos Olímpicos de Tóquio, contou que conversou com André Mariano, representante brasileiro da arbitragem do judô na competição, e descobriu o detalhe para a não pontuação.


+ Marcus D'Almeida vence holandês e avança às oitavas de final no tiro com arco individual


- Conversei com o sensei André Mariano, que é o representante brasileiro nos Jogos Olímpicos. Qual foi o problema para não dar a pontuação? Ela bate com o ombro direito, sai do solo e depois bate com o ombro esquerdo. É uma imagem sutil. Tem um momento que perde o contato, muito sutil. Segundo o sensei André Mariano, entre os árbitros isso tem base na regra, aplicando a regra, existem ações comprobatórias que isso não é um wazari - disse Guilheiro no programa "Ohayo Tóquio".

- Visualmente para mim foi wazari - completou reiterando.

+ Torcem para quem? Saiba o time do coração de diversos atletas brasileiros dos Jogos Olímpicos de Tóquio

A não validação do golpe de Maria Portela gerou revolta nas redes sociais e a discordância de especialistas. A judoca, por sua vez, tirou a responsabilidade da arbitragem na perda de sua luta, afirmando que deveria ter sido mais agressiva.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias