Rússia: bandeira, nome e hino foram banidos dos Jogos Olímpicos de Tóquio
A punição veio após uma série de violações relacionadas ao doping cometidas pelo país
- Matéria
- Mais Notícias
Mesmo que haja vitória de um atleta russo nesses Jogos Olímpicos, a bandeira não poderá ser hasteada, nem se ouvirá o hino do país. O motivo é um banimento aplicada pela Agência Mundial Antidoping (Wada) à Rússia depois de uma série de violações cometidas a comando do governo. Por conta disso, os atletas do país estão competindo na Olimpíada de Tóquio com a bandeira do Comitê Olímpico Russo.
+ Kelvin Hoefler conquista 1ª medalha do país nos Jogos Olímpicos de Tóquio
Relacionadas
A lista de violações é extensa. Vai desde a inclusão de mostras falsas nos testes, passando por manipulação de dados laboratoriais sem autorização, até a destruição de arquivos de possíveis casos de doping em parte de um esquema envolvendo o governo do país. Já havia tido uma punição nas Olimpíadas de Inverno de PyeongChang em 2018.
Mas mesmo depois de recomendações para que a agência antidoping do país (Rusada) voltasse a ser considerada confiável, a Rússia voltou a cometer transgressões. E em dezembro de 2019, a punição foi o banimento do país por quatro anos de competições esportivas internacionais. E para conseguir competir pela bandeira do Comitê Olímpico Russo, os atletas tiveram que provar que não fizeram usos de nenhuma substância em agências de outros países.
+ Kelvin Hoefler trocou o surfe pelo skate por detestar água gelada
A punição pode até fazer com que a Rússia não possa disputar a Copa do Mundo do Qatar, em 2022, caso a seleção conquiste a vaga. O mesmo vale para a Olimpíada de Inverno de Pequim, prevista para acontecer em fevereiro de 2022, na qual os russos competirão sob a bandeira do Comitê Olímpico Russo.
Veja abaixo o calendário das Olimpíadas com datas de disputa por medalhas:
.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias