Abertura das Olimpíadas: com 135 medalhas, veja números dos 403 porta-bandeiras da cerimônia
Porta-bandeira mais jovem tem 12 anos, enquanto a mais velha tem 61
- Matéria
- Mais Notícias
Os Jogos Olímpicos começaram oficialmente nesta sexta-feira (26) após a Cerimônia de Abertura realizada em Paris, capital francesa, reunindo todas as delegações de todos os países que irão participar da competição. Entre todos os portas-bandeiras, o Brasil foi representado pela dupla formada pelo canoísta Isaquias Queiroz e a jogadora de rugby Raquel Kochhann.
Ao todo, a cerimônia de abertura reuniu 403 portas-bandeiras que representaram suas delegações, sendo 204 homens e 199 mulheres. Entre as 48 modalidades da competição, serão 204 países sendo oficialmente representados, além da equipe formada por refugiados e de Rússia e Bielorússia, que foram proibidas de participar oficialmente por conta de seus envolvimentos na Guerra da Ucrânia. Por isso, os atletas destas nações representam um grupo de "atletas independentes neutros".
Entre os 403 portas-bandeiras, a representante mais nova entre o grupo é Vareeraya Sukassem, de apenas 12 anos e 277 dias, que foi a estrela da delegação da Tailândia. Por outro lado, a mesa-tenista Xia Lian Ni, com 61 anos e 22 dias, foi a veterana da cerimônia para representar os atletas de Luxemburgo.
Outro dado interessante é sobre os medalhistas olímpicos que foram escolhidos para carregar as bandeiras dos países nesta edição. São 135 medalhistas, sendo 51 de ouro, 46 de prata e 38 de bronze. O maior medalhista é o velocista canadense Andre de Grasse com seis, enquanto o maior medalhista de ouro é o chinês Ma Long, mesa-tenista que conquistou cinco ouros.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias