menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Rafael Silva, o ‘Baby’: de criança tímida a judoca que chama atenção do mundo todo em Tóquio

'Baby' já deve entrar no tatame japonês nesta quinta-feira. A expectativa é grande já que não se sabe quem será seu primeiro desafiante nos Jogos Olímpicos de Tóquio

Rafael Silva
imagem cameraJudoca se prepara para entrar em cena nos Jogos Olímpicos de Tóquio (Foto: Reprodução/Instagram)
Avatar
Lance!
Tóquio (JAP)
Dia 29/07/2021
08:37
Atualizado em 29/07/2021
08:56

  • Matéria
  • Mais Notícias

Sendo o primeiro judoca brasileiro a ganhar uma medalha na categoria acima de 100 kg em Jogos Olímpicos, Rafael Silva, mais conhecido como "Baby" vive a expectativa pela estreia no judô em Tóquio na noite de quinta-feira (29). Seu oponente para as oitavas de final ainda não foi definido.

GIGANTE NO JUDÔ, TÍMIDO FORA DO TATAME
Assim como o possível desafiante na semifinal, Teddy Riner, o brasileiro também tem um tipo físico que destoa dos demais judocas. Com um pouco mais de dois metros de altura e pesando 160kg, ele costumava ter vergonha em ser o mais alto entre os colegas na infância:

- Eu já aparecia muito, o tempo todo, porque sempre fui grande. Então, me tornei uma criança muito tímida e retraída. De algum modo, eu queria que não me vissem. - relembrou o atleta em entrevista para o Uol.

Mas depois de conseguir ganhar várias disputas no judô, o brasileiro passou a melhorar sua autoestima e reconhecer o potencial do seu próprio corpo:

- Ser campeão melhorou muito a minha relação com o meu corpo. Ter bons resultados fez com que eu tivesse confiança para lutar e, então, essa relação começou a refletir na minha autoestima, na forma como vejo meu corpo. Sei que ser grande me traz vantagens competitivas, e isso me faz bem.

HISTÓRICO DE PESO
Natural do Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, o judoca de 34 anos também atua como terceiro sargento no Exército Brasileiro. Mas no tatame suas armas são os braços, que usou para levar o bronze nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012.

Além de também ter conquistado a prata nos Jogos Pan-Americanos de 2011, "Baby" foi bronze nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. Mas dessa vez deseja trazer o ouro para o Brasil, ganhando o que seria, a terceira medalha no judô em Tóquio. 

CONFIRA ABAIXO O QUADRO DE MEDALHAS ATUALIZADO

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias