Rafael Silva, o ‘Baby’: de criança tímida a judoca que chama atenção do mundo todo em Tóquio

'Baby' já deve entrar no tatame japonês nesta quinta-feira. A expectativa é grande já que não se sabe quem será seu primeiro desafiante nos Jogos Olímpicos de Tóquio

Escrito por

Sendo o primeiro judoca brasileiro a ganhar uma medalha na categoria acima de 100 kg em Jogos Olímpicos, Rafael Silva, mais conhecido como "Baby" vive a expectativa pela estreia no judô em Tóquio na noite de quinta-feira (29). Seu oponente para as oitavas de final ainda não foi definido.

GIGANTE NO JUDÔ, TÍMIDO FORA DO TATAME
Assim como o possível desafiante na semifinal, Teddy Riner, o brasileiro também tem um tipo físico que destoa dos demais judocas. Com um pouco mais de dois metros de altura e pesando 160kg, ele costumava ter vergonha em ser o mais alto entre os colegas na infância:

- Eu já aparecia muito, o tempo todo, porque sempre fui grande. Então, me tornei uma criança muito tímida e retraída. De algum modo, eu queria que não me vissem. - relembrou o atleta em entrevista para o Uol.

Mas depois de conseguir ganhar várias disputas no judô, o brasileiro passou a melhorar sua autoestima e reconhecer o potencial do seu próprio corpo:

- Ser campeão melhorou muito a minha relação com o meu corpo. Ter bons resultados fez com que eu tivesse confiança para lutar e, então, essa relação começou a refletir na minha autoestima, na forma como vejo meu corpo. Sei que ser grande me traz vantagens competitivas, e isso me faz bem.

HISTÓRICO DE PESO
Natural do Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, o judoca de 34 anos também atua como terceiro sargento no Exército Brasileiro. Mas no tatame suas armas são os braços, que usou para levar o bronze nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012.

Além de também ter conquistado a prata nos Jogos Pan-Americanos de 2011, "Baby" foi bronze nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. Mas dessa vez deseja trazer o ouro para o Brasil, ganhando o que seria, a terceira medalha no judô em Tóquio. 

CONFIRA ABAIXO O QUADRO DE MEDALHAS ATUALIZADO

Siga o Lance! no Google News