Olimpíadas: triatlo é adiado por más condições do Rio Sena
Miguel Hidalgo e Manoel Messias teriam aberto o dia de modalidades representando o Brasil em Paris
A disputa do triatlo nas Olimpíadas precisou ser adiada nesta terça-feira (30). O Rio Sena, local que receberá a modalidade, está altamente contaminado após as chuvas do final de semana, o que coloca em risco a integridade dos atletas.
➡️ Fique por dentro da Olimpíada! Siga o Lance! no Whatsapp acompanhe em tempo real as notícias
Os treinamentos dos esportistas já haviam sido cancelados nos últimos dias pelo mesmo motivo. O Brasil é representado por quatro atletas: Manoel Messias e Miguel Hidalgo na esfera masculina, e Djenyfer Arnold e Vittoria Lopes na feminina.
A dupla de homens teria entrado em ação nesta madrugada para abrir o dia de esportes em Paris, caso não houvesse o adiamento. A previsão é de remarcação para a quarta-feira (31), data na qual as mulheres também devem competir.
O Comitê Organizador de Paris 2024 considera outras duas opções em caso de o rio não recuperar condições favoráveis. A primeira é seguir adiando o triatlo até o dia 2 de agosto; caso não haja mais datas possíveis, a competição viraria um duatlo, e os 1500m de natação no Sena virariam 5km adicionais de corrida.
➡️ Assine o Globoplay e assista às Olimpíadas ao vivo no Sportv
O triatlo olímpico envolve 51,5km de distância. Além dos 1,5km nas águas, os esportistas pedalam por 40km e correm mais dez, em prova que exige alto condicionamento físico. A maratona aquática, restrita ao nado, também foi programada para o ponto turístico contaminado, e deve ser realizada no dia 5 de agosto.