Quem é Gabi, capitã e destaque do Brasil no vôlei nas Olimpíadas?
Camisa 10 é referência para a seleção nos Jogos de Paris
- Matéria
- Mais Notícias
O vôlei feminino do Brasil tem em Gabi sua principal referência. Camisa 10 e capitã do time, a ponteira fez 20 pontos diante da República Dominicana, nas quartas de final, e conduziu a equipe às semifinais das Olimpíadas de Paris.
Relacionadas
Com experiência e qualidade de sobra, a atleta quer dar sequência a um grande momento vivido com a Seleção Brasileira, buscando o ouro olímpico. Por isso, o Lance! relembra um pouco da trajetória de Gabi no vôlei.
✅ FICHA DA JOGADORA
✏️ Nome completo: Gabriela Braga Guimarães
🗣️ Conhecida como: Gabi
👩 Idade: 30 anos
📆 Data de nascimento: 19 de maio de 1993
📍 Local: Belo Horizonte, Minas Gerais
⚖️ Peso: 59kg
📏 Altura: 1,80m
🏐 Posição: Ponteiro
Gabi praticou outros esportes, como natação e futebol, antes de se encontrar no vôlei. Aos 14 anos, recebeu oportunidades no Mackenzie Esporte Clube, onde fez sua formação e desenvolvimento na base. Após se destacar nas categorias sub-15 e sub-16 do Brasil, foi promovida ao time profissional apenas dois anos depois de ingressar no clube, ainda em 2010.
Em 2012, escolheu mudar de ares e fechou com o Unilever/Rio, então comandado por Bernardinho. Foram seis anos na equipe, com cinco títulos da Superliga e dois Mundiais conquistados. Ao encerrar a passagem na Cidade Maravilhosa, Gabi se mudou para o Minas; e mesmo ficando por pouco tempo, teve influência grande, conquistando novamente a liga nacional.
➡️ Assine o Globoplay e assista às Olimpíadas ao vivo no Sportv
Em 2019, Gabi acertou com o Vakifbank, da Turquia, e fez cinco temporadas em Istambul. Depois de três vices do Mundial de Clubes nas equipes brasileiras, a ponteira finalmente alcançou o título, além de ter obtido duas Ligas dos Campeões e dois Campeonatos Turcos. Em abril, encerrou a passagem no país euroasiático e rumou ao voleibol italiano como nova contratada do Imoco Conegliano.
Pelo Brasil, Gabi conquistou quatro Sul-Americanos e três Grand Prix. Porém, a nível de topo, ainda busca uma conquista grande.
👀 Veja o histórico da estrela:
🏆 JOGOS OLÍMPICOS
🥈 Prata - Tóquio-2020
🏆 CAMPEONATOS MUNDIAIS
🥉 Bronze - 2014
🥈 Prata - 2022
🏆 GRAND PRIX
🥇 Ouro - 2013
🥇 Ouro - 2014
🥉 Bronze - 2015
🥇 Ouro - 2016
🏆 LIGA DAS NAÇÕES
🥈 Prata - 2019
🥈 Prata - 2021
🥈 Prata - 2022
🏆 COPA DOS CAMPEÕES
🥈 Prata - 2017
🏆 CAMPEONATO SUL-AMERICANO
🥇 Ouro - 2013
🥇 Ouro - 2015
🥇 Ouro - 2021
🥇 Ouro - 2023
👀 O QUE VEM POR AÍ?
O Brasil é a segunda seleção garantida na semifinal; mais cedo, a Turquia bateu a China pelo outro lado da chave. Agora, espera o vencedor de Estados Unidos x Polônia, que acontece nesta terça-feira (6), às 12h (de Brasília).
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias