Quem é Giullia Penalber, representante do Brasil no wrestling nas Olimpíadas?

Atleta concedeu entrevista exclusiva ao Lance!

Escrito por

A brasileira Giullia Penalber, de 32 anos, é a única representante do wrestling brasileiro nas Olimpíadas de Paris. A atleta, da categoria até 57 kg, tem no currículo a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, mas disputa os Jogos Olímpicos pela primeira vez na carreira. No vídeo acima, assista à entrevista exclusiva de Giullia ao Lance!.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

A lutadora é irmã do judoca Vitor Penalber, que disputou os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Giullia também iniciou a carreira no judô, modalidade que praticava desde os três anos de idade.

- Eu iniciei no judô muito por influência do meu irmão. Nós temos dois anos de diferença. Ele começou com quatro. Eu, com dois anos, já estava querendo fazer, mas era muito pequenininha - contou, em maio deste ano.

Quando começava a despontar como um grande talento no judô, Giullia foi surpreendida por uma mudança nas regras.

- Meu sonho de ir para as Olimpíadas era no judô. Mas, lá para 2009, proibiram a catada de perna, que era o meu golpe mais forte. Eu tentei uma nova adaptação, mas os resultados não se mantiveram os mesmos, e aí eu conheci o wrestling através de uns amigos - explicou Penalber.

Giullia Penalber comemora vaga olímpica na Turquia

➡️ Alison dos Santos nas Olimpíadas: veja horário e onde assistir à final de Piu

Logo, Giullia passou a integrar a Seleção Brasileira de Wrestling e escolheu continuar na modalidade. A escolha se provou correta, com excelentes resultados, como o do Pan de Santiago e, neste ano, a conquista da sonhada vaga olímpica.

Siga o Lance! no Google News