menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Relembre os feitos de Hortência, a Rainha do Basquete, nas Olimpíadas

Recordista de pontos, ela liderou o Brasil a sua maior conquista no basquete feminino

Hortencia-1-aspect-ratio-512-320
imagem cameraHortência levou o Brasil a medalha de prata nas Olimpíadas de 1996 (Foto: Acervo LANCE!)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro
Dia 02/08/2024
05:00
Atualizado em 02/08/2024
02:04

  • Matéria
  • Mais Notícias

Conhecida como a Rainha do Basquete, Hortência se tornou uma lenda não só do basquete brasileiro, mas dos esportes em geral no Brasil. Um ícone que ajudou a popularizar a modalidade feminina no país, a atleta defendeu as cores verde e amarela durante 20 anos em uma carreira formidável.

continua após a publicidade

Recordista de pontos na Seleção Brasileira, com 3.160 pontos, Hortência teve como sua grande conquista a medalha de ouro no Pan-Americano de 1991, em Havana, Cuba. Na ocasião, a "Rainha" e seu trio formado com "Magic" Paula e Janeth superou as donas de casa e favoritas Cuba por 96 a 78, garantindo a conquista incrível.

➡️ Fique por dentro da Olimpíada! Siga o Lance! no Whatsapp acompanhe em tempo real as notícias

Embaladas pelo título pan-americano, Hortência liderou o Brasil para sua primeira disputa de Jogos Olímpicos em 1992, em Barcelona. A equipe brasileira foi sorteada no Grupo A com Cuba, Seleção Unificada (União Soviética) e Itália, terminando em terceiro com apenas uma vitória e não conseguindo avançar para os playoffs.

continua após a publicidade

Quatro anos depois, Hortência enfrentou um enorme desafio para estar presente nos Jogos Olímpicos de 1996, em Atlanta. Afinal, ela foi mãe poucos meses antes da disputa da competição, e precisou deixar o filho recém-nascido com seu marido para representar o Brasil.

Hortencia
Reprodução/Instagram

O esforço, no entanto, foi recompensado. Sorteado no Grupo A, a Seleção terminou em primeiro colocado contra Rússia, Itália, Japão, China e Canadá com cinco vitórias em cinco jogos. Nos playoffs, o Brasil atropelou Cuba e Ucrânia para alcançar uma inédita final olímpica para o basquete feminino, enfrentando a toda poderosa seleção dos Estados Unidos.

continua após a publicidade

A finalíssima foi disputada, mas o time americano foi melhor e levou o ouro, deixando a Seleção Brasileira com sua maior conquista no basquete feminino até hoje: a medalha de prata nas Olimpíadas de 1996.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias