Cautela do Palmeiras e potencial no marketing: o outro lado da estreia de Endrick
Júnior Chávare, dirigente com experiência na formação de jogadores, e Fábio Wolff, especialista em marketing esportivo, falaram da cautela do Verdão ao lançar o jovem<br>
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Depois de toda expectativa e pedido da torcida, o atacante Endrick, joia do Palmeiras, de 16 anos, estreou no profissional contra o Coritiba, na vitória por 4 a 0, pelo Brasileirão. Assim, ele se tornou o jogador mais jovem a entrar em campo pelo clube. Antes desse grande momento, o Verdão tomou todos os cuidados para não "queimá-lo".
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Tratado como uma das maiores promessas do futebol brasileiro atualmente, o atacante havia sido relacionado nos últimos três jogos do Alviverde, contra Santos, no Allianz Parque, Atlético-MG e Botafogo, ambos fora de casa, mas não havia entrado em campo.
Nesta temporada, o jogador teve muito destaque nas competições das categorias de base. Na Copa São Paulo de Futebol Júnior, além do título inédito conquistado, Endrick terminou o torneio como principal artilheiro da equipe, com seis gols anotados. Recentemente, também marcou na decisão do Brasileirão sub-20, na Neo Química Arena, que garantiu mais uma taça ao clube contra o arquirrival Corinthians.
Diante de todos esses feitos e desempenho na base, com apenas 16 anos, o desejo da torcida em vê-lo atuar no time principal só cresceu nas últimas semanas. Embora a euforia dos torcedores fosse grande, a comissão técnica do Palmeiras vinha tomando cuidado para não queimar etapas. Até que surgiu o momento propício para a estreia.
- Ele trabalhou muito para ter a oportunidade, temos planos definidos para cada situação e neste plano o Endrick está dentro ou não. Não conseguimos adivinhar, mas apareceu a oportunidade - afirmou João Martins, auxiliar do Verdão, em coletiva de imprensa.
Como Abel Ferreira estava suspenso por ter levado o terceiro amarelo na partida anterior contra o Botafogo, foi Martins quem promoveu a estreia da joia. Endrick entrou aos 23 minutos do segundo tempo, quando o Palmeiras já vencia por 3 a 0, teve duas chances de marcar e participou bem do jogo.
Na visão de Júnior Chávare, dirigente de futebol com experiência em captação e formação de jogadores em clubes como São Paulo, Grêmio e Atlético-MG, nesses casos é importante ouvir o clamor da torcida. Porém, é preciso que a comissão técnica, juntamente com a diretoria, se atentem para não largarem as decisões estratégicas.
- O Endrick está em um processo de amadurecimento e entrosamento junto ao elenco principal. Em alguns momentos a performance não vai ser como a expectativa sugeria e esse tipo de oscilação é perfeitamente natural nos jovens, então imagina para um garoto de 16 anos. Agora, no Palmeiras dá para perceber um planejamento claro, de um clube que sabe muito bem como fazer, onde fazer e quando fazer - afirmou o dirigente.
Fábio Wolff, responsável pelo gerenciamento de imagem de Endrick e especialista em marketing esportivo, também aponta o potencial do jovem para além dos gramados depois de sua estreia no profissional.
- Ele é o jogador mais jovem a fechar uma parceria de patrocínio, o que já diz muita coisa. Pela idade que tem, a postura dele já é muito madura, algo incomum de ver, ainda mais com uma geração como a de hoje, que não consegue ficar sem olhar as redes sociais - opinou o executivo da Wolff Sports.
Por conta desse destaque, o atacante já desperta interesse de clubes da Europa. De acordo com o jornal Sport, da Espanha, o Barcelona fez um primeiro movimento para contratá-lo. Com contrato renovado até junho de 2025, a multa rescisória do atacante está na casa dos 60 milhões de euros. Além disso, a jovem revelação pode atuar no exterior apenas a partir de 2024, quando completa 18 anos.
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