Com dupla na Seleção, Palmeiras pode encerrar ‘jejum’ em Copas do Mundo e igualar marca do tetra
A poucos meses da competição no Qatar, Verdão tem dois nomes da lista de Tite, se eles forem confirmados no fim do ano, igualarão marca de 1994 com Zinho e Mazinho
- Matéria
- Mais Notícias
A presença de Weverton e Danilo na convocação da Seleção Brasileira na última quarta-feira reacendeu um sentimento no torcedor do Palmeiras de voltar a ter um representante em Copa do Mundo, o que não acontece desde 2002, com Marcos. Se os dois forem, vão igualar um feito de 1994, com Zinho e Mazinho. E que Tite saiba: em todos os cinco títulos havia pelo menos um palmeirense na lista.
Relacionadas
GALERIA
> Relembre todos os gols de pênalti de Raphael Veiga pelo Palmeiras
TABELA
> Veja classificação e simulador do Brasileirão-2022 clicando aqui
> Conheça o aplicativo de resultados do LANCE!
Neste momento, o mais garantido na convocação final é Weverton, que esteve presente em todo o ciclo do Qatar. Dessa forma, se nada acontecer no caminho, ele será mais um jogador do Verdão a estar em uma Copa do Mundo com a Seleção Brasileira. Ao todo, 19 atletas alviverdes representaram o clube em mundiais com a Amarelinha. O goleiro deverá ser o 20º a conseguir essa oportunidade na história.
Aliás, o Palmeiras tem tradição em fornecer goleiros para a Seleção em Copas. Emerson Leão, por exemplo, representou o Verdão em quatro: 1970 (reserva), 1974 (titular), 1978 (titular) e 1986 (reserva), tendo voltado com a sonhada taça na conquista do tri, no México, acompanhado de um outro companheiro alviverde: Baldocchi.
Quem também conseguiu esse feito foi Marcos, em 2002, titular do penta. Essa, aliás, foi a última vez que um palmeirense esteve na Seleção Brasileira em Copas do Mundo, ou seja, Weverton pode quebrar um jejum de 20 anos sem ter um representante do clube.
Se Danilo também estiver na lista, o que hoje parece uma chance bem remota, pode quebrar um outro jejum: o de mais de um palmeirense na Seleção em Copas. A última vez que isso aconteceu foi em 1994, quando Zinho e Mazinho atuavam pelo Palmeiras e foram chamados por Carlos Alberto Parreira. Assim como Marcos, os dois voltaram com a taça e ajudaram o Brasil na conquista do tetra.
Coincidência ou não, vale destacar que nos cinco títulos da Seleção em Copas do Mundo havia pelo menos um jogador do Verdão na lista. Além desses já citados nas conquistas de 1970, 1994 e 2002, as taças Jules Rimet de 1958 e 1962 tiveram a ajuda palmeirense com Mazzola, na Suécia, e o trio Djalma Santos, Zequinha e Vavá no Chile.
Vale destacar também que o primeiro representante do Verdão em Copas pela Seleção Brasileira foi o atacante Luisinho, em 1938, na França. Naquela época, o clube ainda era o Palestra Itália, que depois mudou de nome para Sociedade Esportiva Palmeiras no ano de 1942.
Veja a lista de palmeirenses na Seleção em Copas do Mundo
Copa do Mundo de 1938
Luisinho - Atacante - Palestra Itália
Copa do Mundo de 1950
Jair da Rosa Pinto - Atacante - Palmeiras
Copa do Mundo de 1954
Rodrigues - Atacante - Palmeiras
Humberto - Atacante - Palmeiras
Copa do Mundo de 1958
Mazzola - Atacante - Palmeiras
Copa do Mundo de 1962
Djalma Santos - Lateral - Palmeiras
Zequinha - Meio-campista - Palmeiras
Vavá - Atacante - Palmeiras
Copa do Mundo de 1966
Djalma Santos - Lateral - Palmeiras
Copa do Mundo de 1970
Leão - Goleiro - Palmeiras
Baldocchi - Zagueiro - Palmeiras
Copa do Mundo de 1974
Leão - Goleiro - Palmeiras
Luis Pereira - Zagueiro - Palmeiras
Alfredo Mostarda - Zagueiro - Palmeiras
Ademir da Guia - Meia - Palmeiras
Leivinha - Atacante - Palmeiras
César Maluco - Atacante - Palmeiras
Copa do Mundo de 1978
Leão - Goleiro - Palmeiras
Jorge Mendonça - Atacante - Palmeiras
Copa do Mundo de 1986
Leão - Goleiro - Palmeiras
Copa do Mundo de 1994
Zinho - Meia - Palmeiras
Mazinho - Volante - Palmeiras
Copa do Mundo de 2002
Marcos - Goleiro - Palmeiras
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias