Com Gómez e Murilo na zaga titular, Palmeiras perdeu apenas 10% dos jogos
Zagueiros completaram 50 partidas juntos como titulares do Verdão e têm índice de derrotas muito baixo
Com a vitória diante da Ferroviária por 2 a 1 no último domingo (26), no Allianz Parque, o Palmeiras retomou a primeira colocação do Grupo D e manteve a melhor campanha geral do Campeonato Paulista. O sucesso da equipe alviverde deve-se muito aos zagueiros Gustavo Gómez e Murilo.
> Veja classificação e simulador do Paulistão-2023 clicando aqui
A zaga-artilheira perdeu apenas 10% dos jogos em que atuou, sendo fundamental para o alto aproveitamento do Verdão na temporada. Gómez e Murilo, atuando juntos, têm 50 jogos, 31 vitórias, 14 empates, apenas cinco derrotas e 38 gols sofridos. Além disso, em 2022, se tornaram os zagueiros com mais gols em um único ano na história do clube, com 11 cada.
Para efeito de comparação, os números da dupla Gómez e Luan são: 95 jogos, 59 vitórias, 22 empates, 14 derrotas, 58 gols sofridos e 57 jogos sem sofrer gols (perderam cerca de 15% dos jogos).
Em 2019, Luan e Gómez atingiram a expressiva marca de 1081 minutos consecutivos sem sofrer gols (sem considerar os acréscimos), segunda maior sequência de uma dupla de zagueiros na história do Palmeiras – o recorde ainda pertence a Marcio e Vágner Bacharel, que, em 1987, ficaram sem levar gols por 1148 minutos.
Um ano antes, durante a campanha do decacampeonato brasileiro de 2018, eles já haviam contribuído para estabelecer o recorde palmeirense de menos gols sofridos na história do Brasileirão de pontos corridos: apenas 26 tentos (a marca anterior era de 32, na caminhada do título de 2016).
> Capitão do São Bernardo revela amizade com Rony e projeta duelo com o Palmeiras: 'Tudo pode acontecer'
Vale lembrar que Murilo chegou ao Palmeiras para ser uma composição do elenco em 2022. Porém, quando Luan se machucou, logo após a disputa do Mundial de Clubes, o camisa 26 assumiu a titularidade ao lado de Gustavo Gómez e ganhou a posição, mesmo com a volta de seu companheiro, que ficou fora por quatro meses devido a uma lesão.
O Palmeiras volta a campo no próximo domingo (5), pela última rodada da fase de grupos do Paulistão, contra o Guarani, em Campinas, às 16h. Para garantir o mando de campo nas quartas de final diante do São Bernardo, o Verdão precisa da vitória diante do Bugre.
Gómez e Murilo juntos pelo Palmeiras (dados com ajuda do "Análise Verdão"):
50 jogos
31 vitórias
14 empates
5 derrotas
0,76 média de gols sofridos
22 jogos sem tomar gols
7,4 cortes
2,5 interceptações por jogo
2,7 desarmes por jogo
2 chutes bloqueados por jogo
62% duelos ganhos