Comentarista da Copa do Mundo, Roque Júnior estreava pelo Palmeiras há 27 anos
Ex-jogador conquistou títulos no Verdão e foi campeão mundial com a Seleção
- Matéria
- Mais Notícias
Em 1995, o Palmeiras acertou a contratação de Roque Júnior, após o ex-zagueiro se destacar no São José, time do interior de São Paulo. Há exatos 27 anos, no dia 29 de novembro daquele ano, ele fez sua primeira partida pelo clube, onde viria a se tornar um dos grandes ídolos da história palmeirense.
> Veja como ficariam os jogos das oitavas da Copa do Mundo com a atual situação dos grupos
Relacionadas
O cartão de visita de Roque Júnior foi diante do Sport, na Ilha do Retiro, pelo Campeonato Brasileiro. Ele formou dupla de zaga com Célio Lúcio, em uma defesa que ainda tinha Cafu na lateral-direita e Velloso no gol. Ainda na equipe estrelada do Palmeiras de 1995, jogavam atletas como Rivaldo, Müller e Edilson, além do treinador ser Vanderlei Luxemburgo.
No duelo com o time pernambucano, o Verdão de Roque Júnior venceu por 3 a 2. Os mandantes ficaram a frente no placar em duas oportunidades: Chiquinho fez o primeiro gol do jogo, Paulo Isidoro empatou, mas Gaúcho ainda ampliou para o Sport.
Um dos times mais caros do país na época, o Palmeiras ainda foi buscar a virada. Flávio Conceição balançou as redes para empatar a partida, e Rivaldo, após pegar rebote na área adversária, completou para o fundo do gol e sacramentou o triunfo. Dia especial para Roque Júnior, que estreou com vitória.
+ Palmeiras deve aproveitar quatro destaques da base no time profissional
Pelo Verdão, o ex-jogador foi muito vitorioso e conquistou, ao todo, cinco títulos: Campeonato Paulista (1996), Copa do Brasil (1998), Copa Mercosul (1998), Libertadores (1999) e o Torneio Rio-São Paulo (2000).
Roque Júnior deixou o Palmeiras rumo ao Milan, em 2000. Após oito anos atuando no exterior, ele retornou ao Verdão em 2008 e, na curta última passagem, ultrapassou a marca de 200 jogos pelo clube.
ROQUE JÚNIOR PELO PALMEIRAS
- Jogos: 207
- Gols: 16
- Títulos: 5
- Vitórias: 101
- Derrotas: 53
- Empates: 53
- Temporadas pelo clube: 7
PENTACAMPEÃO COM A SELEÇÃO
Roque Júnior atuou no Palmeiras com o técnico Felipão por cerca de quatro anos, entre 1997 e 2000. O treinador assumiu a Seleção Brasileira, convocou o zagueiro para a Copa do Mundo de 2002 e, juntos, eles levantaram a taça do pentacampeonato mundial do país.
Na competição, o jogador formou trio na defesa com Lúcio e Edmilson e foi titular em seis partidas. Além disso, teve uma média de mais de dois desarmes certos por jogo e passou quatro duelos sem sofrer gols.
DESEMPENHO DE ROQUE JÚNIOR NA COPA DE 2002
- Jogos (iniciou): 6 (6)
- Jogos sem sofrer gols: 4
- Interceptações por jogo: 1.8 (média)
- Desarmes por jogo: 2.2 (média)
- Cortes por jogo: 6.2( média)
- Duelos ganhos por jogo: 6.5 (53%)
(Dados: Análise Verdão)
COMENTARISTA DA COPA DO QATAR DE 2022
De campeão do mundo em 2002 para, 20 anos depois, participar de outro Mundial, só que desta vez como comentarista. Roque Júnior participa das transmissões da Globo e analisa os jogos do Brasil na Copa do Mundo do Qatar, ao lado de Galvão Bueno e Júnior.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias