menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Defesa mostra fragilidade, e Palmeiras tem maior sequência sem vitórias da temporada

Momento pode ser explicado por vulnerabilidade recorrente nos últimos jogos do Verdão

Palmeiras x Flamengo
imagem cameraPalmeiras não vence há quatro jogos (Foto: Cesar Greco / Palmeiras)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 04/09/2022
01:58
Atualizado em 04/09/2022
06:00

  • Matéria
  • Mais Notícias

Após quebrar recordes impressionantes em 2022, o Palmeiras agora atinge marca negativa inédita: o time não vence há quatro partidas, a maior sequência sem triunfos da temporada. O máximo que o Verdão havia sofrido no ano foram períodos de dois jogos seguidos sem ter uma vitória.

continua após a publicidade


GALERIA
​> NOTAS: Danilo tem desempenho sofrível, e Merentiel é herói em empate do Palmeiras com o Bragantino

Os comandados de Abel Ferreira tiveram Flamengo, Fluminense, Athletico-PR e Red Bull Bragantino como últimos adversários. Diante deles, foram três empates e uma derrota — o revés foi diante do Furacão, pela Libertadores.

Para comparar, o Alviverde teve outra sequência com adversários pesados. Na ocasião, se deu bem e provou que já esteve em melhor momento na temporada: pelo Paulistão, o Palmeiras enfrentou, de maneira consecutiva, São Paulo, Santos, Corinthians e Bragantino, respectivamente. O time ficou invicto, venceu os três principais rivais e empatou com o Massa Bruta.

continua após a publicidade

Se considerarmos o recente 'período da morte' — que também engloba as partidas diante do Atlético-MG, válidas pelas quartas de final da Libertadores, o clássico contra o Corinthians e o duelo com o Goiás, ambos pelo Brasileirão — são oito jogos e apenas dois triunfos no tempo regulamentar. Frente ao Galo, foram dois empates e uma classificação heroica nos pênaltis.

'SEQUÊNCIA DA MORTE' DO PALMEIRAS:

03/08/2022 - Atlético-MG 2 x 2 Palmeiras (Libertadores)
​07/08/2022 - Palmeiras 3 x 0 Goiás (Brasileirão)
10/08/2022 - Palmeiras 0 (6) x (5) 0 Atlético-MG (Libertadores - Vitória do Verdão nos pênaltis)
​13/08/2022 - Corinthians 0 x 1 Palmeiras (Brasileirão)
21/08/2022 - Palmeiras 1 x 1 Flamengo (Brasileirão)
27/08/2022 - Fluminense 1 x 1 Palmeiras (Brasileirão)
​30/08/2022 - Athletico-PR 1 x 0 Palmeiras (Libertadores)
03/09/2022 - Red Bull Bragantino 2 x 2 Palmeiras (Brasileirão)

> 25% de aproveitamento considerando resultados no tempo regulamentar

continua após a publicidade

PALMEIRAS APRESENTA VULNERABILIDADE DEFENSIVA

Pode ser que uma das explicações para essa sequência negativa recente seja um fator comum presente em todas as últimas quatro partidas sem vitórias: a fragilidade da defesa palmeirense em bolas aéreas. 

Contra o Flamengo, no empate em 1 a 1, o gol do adversário surge em jogada de Ayrton Lucas pela esquerda, que dribla facilmente Marcos Rocha, cruza e Victor Hugo cabeceia com liberdade.

Diante do Fluminense, o Palmeiras vencia por 1 a 0 até que, em cobrança de escanteio pela direita, Manoel sobe mais que o sistema defensivo e testa para o fundo da rede. Placar fica empatado e termina desta forma.

Na derrota para o Athletico-PR, após triangulação pelo lado direito, o lateral-direito Khelven cruza, Murilo corta mal, Vitor Roque fica com a sobra e ajeita para Alex Santana finalizar no canto esquerdo do goleiro Weverton.

No empate do Palmeiras com o Red Bull Bragantino no último sábado (3), o placar estava zerado, mas após falta desnecessária cometida por Vanderlan pela esquerda, Artur cobra-a cruzando na área e Luan Cândido desvia para o gol. Placar aberto.

> VÍDEO: assista aos melhores momentos do empate entre RB Bragantino e Palmeiras

Além da evidente fragilidade, o time de Abel Ferreira tem tomado mais gols do que o costume. No Brasileirão, por exemplo, a equipe tem a melhor defesa do campeonato: são 18 gols sofridos em 25 partidas, média de 0,72 gol/jogo. Já neste pequeno recorte de quatro jogos sem vitórias, o Palmeiras sofreu cinco gols, resultando em uma média de mais de um gol por jogo (1,25).

O Alviverde pode mudar o panorama negativo se vencer o Athletico-PR na próxima terça-feira (6) — último jogo da 'sequência da morte' — e se classificar para a final da Libertadores. Só que precisa ajustar a bola aérea defensiva, pois fatalmente o Furacão de Felipão irá usar e abusar das ultrapassagens dos laterais para realizar cruzamentos. 

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias