Depois de ‘incapacidade’ na última janela, Palmeiras não descarta nova busca por volante
Abel Ferreira chegou a falar da falta de capacidade para contratar um camisa 5 como fator para a mudança de posição de Zé Rafael
- Matéria
- Mais Notícias
O Palmeiras ficou um longo período sem contratar um jogador para esta temporada, sendo o único dos grandes de São Paulo que não havia se reforçado. Os primeiros reforços vieram quase em abril, quando chegaram Artur, do Bragantino, e Richard Ríos, do Guarani. Apesar disso, uma posição específica acabou não sendo reforçada: a do "camisa 5", que perdeu Danilo para o Nottingham Forest-ING no início deste ano. O assunto acabou voltando à tona na última quarta-feira (31), quando Abel Ferreira citou a "incapacidade" para trazer essa peça, que ainda pode chegar.
Relacionadas
+ Veja tabela e classificação do Brasileirão-2023 clicando aqui
Foi na coletiva após a derrota para o Fortaleza, no Castelão, que o treinador alviverde voltou a falar do assunto, que surgiu de uma pergunta sobre a capacidade de Zé Rafael atuar em diversas posições no meio-campo. O treinador comentou o fato de o clube não ter conseguido contratar uma reposição para Danilo e elogiou o comprometimento de Zé, que topou o desafio e vem sendo um dos melhores do time nesta temporada.
- Quando eu cheguei aqui no Palmeiras, ele já fazia o segundo volante, foi o Vanderlei Luxemburgo que o puxou, e na minha opinião pode fazer muito bem a posição, por isso eu dei continuidade. Pelas características, pela inteligência, pela maturidade que ele já tem e adquiriu com outros treinadores e agora comigo. Em função da incapacidade que tivemos de contratar um número 5, olhamos para dentro e entendemos que, com a ajuda dele, por que ele tinha que aceitar, deixou o ego em casa para servir os interesses do clube e isso é o que mais me encanta nos jogadores. Ele sabe o terreno que pisa, ele é inteligente, ele deu um passo atrás na posição, mas dois à frente na grandeza dentro de uma equipe.
Durante a última janela, o Palmeiras chegou a ir atrás de alguns nomes para suprir a carência desse camisa 5. Volantes como Matheus Henrique, do Sassuolo-ITA, Jean Lucas, do Monaco-FRA, Walace, da Udinese, e Allan, do Atlético-MG, foram alguns dos nomes que foram estudados. Segundo a reportagem do LANCE! apurou, em nenhum dos casos houve uma proposta concreta do Verdão, apenas consultas que esbarraram em cifras que não foram possíveis negociar dentro da filosofia de contratações do clube. No caso de Allan, o Galo não quis vendê-lo a um rival.
Sem conseguir um reforço, Abel e sua comissão técnica optaram por trabalhar Zé Rafael na função, alternativa que se mostrou correta. O time segue sendo um dos melhores do país (talvez o melhor), ganhou os dois títulos que disputou até aqui em 2023 e continua como favorito a conquistar os outros três que disputa. No entanto, não está descartada a chegada de um novo nome para a posição na próxima janela.
+ Saiba o valor milionário que o Palmeiras já faturou em premiação na Copa do Brasil
De acordo com a apuração do LANCE!, não há um nome sendo trabalhado neste momento e nem há uma busca efetiva por um "camisa 5", mas o radar segue ligado para um reforço para a função. O clube entende que agora, no meio do ano, existe a possibilidade de surgimento de oportunidades de mercado vantajosas, pois clubes acabam trocando de treinador e jogadores se tornam negociáveis, outros encerram o contrato e ficam livres... Todos as situações, porém, somente entrariam em pauta caso se encaixem na filosofia de responsabilidade financeira palmeirense.
Enquanto isso, Abel Ferreira segue trabalhando com o que tem no elenco, promovendo chances a jovens e dando confiança àqueles que não têm atuado com frequência. O próximo compromisso do Verdão é neste domingo (4), às 18h30, pela nona rodada do Brasileirão, diante do Coritiba, no Allianz Parque. O Alviverde é vice-líder do campeonato com 16 pontos, cinco a menos do que o líder Botafogo.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias