menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Dupla do Palmeiras, Abel Ferreira e Zé Rafael se livram de punição no STJD

Técnico do Verdão passou ileso em dois julgamentos, enquanto o volante se salvou por ser réu primário

abel_ferreira_fortaleza_palmeiras_copa-aspect-ratio-512-320
Abel Ferreira correu o risco de ficar fora do Palmeiras por mais alguns (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Escrito por

Nesta segunda-feira (10), o Palmeiras correu o risco de perder dois de seus mais importantes personagens por alguns jogos da temporada, mas conseguiu se livrar de punições em julgamento do STJD (Superior Tribunal de Justiça de Desportiva). Tanto o técnico quanto o volante estão liberados para atuarem nos próximos compromissos do clube.

+ Veja tabela e classificação do Brasileirão-2023 clicando aqui

Abel Ferreira foi julgado duas vezes nesta tarde. A primeira pelo entrevero que teve com Calleri, no clássico contra o São Paulo no dia 11 de junho, pelo Brasileirão. Em campo, o treinador foi punido com um cartão amarelo, mas acabou sendo denunciado ao Tribunal e enquadrado nos artigos 257 (participar de rixa, conflito ou tumulto, durante a partida, prova ou equivalente) e 258 (assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Para o primeiro a punição poderia variar entre dois e dez jogos, já para o segundo entre um e seis jogos.

O português, porém, acabou sendo absolvido pelos juízes, que entenderam que o árbitro aplicou a devida punição no gramado e o ato não gerou demais problemas em campo, que foram automaticamente controlados pela arbitragem. Dessa forma, ele está liberado para atuar nos jogos do Brasileirão.

No entanto, ele ainda teria que passar por mais um julgamento, desta vez pela expulsão diante do Fortaleza, na Copa do Brasil. Abel foi enquadrado novamente no artigo 258 do CBJD. Apesar de o relator ter votado pela absolvição do técnico, os demais juízes entenderam que a conduta mereceria ser punida. Assim, o veredicto acabou sendo de um partida para o palmeirense. No entanto, por já ter cumprido a punição automática contra o São Paulo, na quarta-feira (5), ele está liberado para a partida de volta da quartas de final do torneio nacional.

No caso de Zé Rafael, ele foi enquadrado no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê punição para quem "assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste Código". O jogador foi levado ao julgamento por ter dito que o Alviverde foi "roubado" diante do São Paulo nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2022. A pena varia de um a seis jogos.

+ Quartas de final da Copa do Brasil: onde assistir, chaveamento, tabela e horários dos jogos

Por unanimidade, os juízes do Tribunal entenderam que o volante alviverde mereceria levar um jogo de punição pela fala que atentaria contra a idoneidade do campeonato e seus envolvidos. No entanto, por ser réu primário, a pena foi convertida em advertência. Assim, ele também está liberado para atuar pelo Brasileirão sem precisar cumprir suspensão.

O Palmeiras volta a campo nesta quinta-feira (13), pela partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil, contra o São Paulo. Depois de ser derrotado por 1 a 0, no Morumbi, o Verdão precisa vencer por um gol de diferença para levar a decisão para os pênaltis, ou por dois ou mais tentos para definir a classificação no tempo normal. Já pelo Brasileirão, o próximo compromisso será neste domingo (16), diante do Internacional, fora de casa.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter