Jean tem vivido nesta semana uma sensação inédita na temporada: tem sequência como titular do Palmeiras. A última vez em que o jogador de 33 anos começou duas partidas consecutivas foi há mais de 11 meses: no começo de novembro do ano passado, ainda sob o comando de Luiz Felipe Scolari.
Em 2018, o volante de origem era frequentemente utilizado ao longo das partidas, mas, nos dias 3 e 11 de novembro, respectivamente, foi titular na vitória por 3 a 2 sobre o Santos, no Allianz Parque, e no empate por 1 a 1 diante do Atlético-MG, em Belo Horizonte. Agora, o camisa 17 iniciou o 1 a 1 ante o Athletico-PR, no último fim de semana, e está publicamente confirmado por Mano Menezes para iniciar o jogo contra o Avaí, no domingo, em Florianópolis.
TABELA
> Veja classificação e simulador do Brasileirão clicando aqui
Curiosamente, tanto na sequência de 2018 quanto na atual, o volante de origem acabou ganhando a oportunidade na lateral direita - onde está acostumado a jogar - e por escassez de opções. No ano passado, Marcos Rocha estava machucado e Mayke, titular na época, cumpriu nesses dois jogos uma suspensão imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por ter se envolvido em confusão contra o Cruzeiro, então de Mano, na Copa do Brasil.
A escolha agora também tem como explicação um problema físico de Marcos Rocha, desfalque pela segunda partida seguida por conta de um edema na coxa esquerda. Já Mayke será relacionado pela primeira vez desde que sofreu lesão muscular, em 27 de agosto, ainda com Felipão no clube, e Mano prefere somente deixá-lo no banco para não acelerar seu retorno.
Embora a sequência seja inédita, ser titular tem sido tão comum para Jean em 2019 quanto entrar durante as partidas. Ele atuou oito vezes na temporada, quatro desde o início: na vitória por 1 a 0 sobre a Ponte Preta, pelo Paulista, nos empates por 1 a 1 diante de Vasco e Avaí e na vitória por 6 a 2 contra o CSA, todas pelo Brasileiro. Saiu do banco para jogar no 1 a 0 sobre o São Paulo e no 1 a 1 ante o Mirassol, ambos pelo Estadual, e nas derrotas por 3 a 0 para o Flamengo, no Brasileiro, e 2 a 1 para o Guarani, em amistoso.
Com 33 anos de idade completados em junho, Jean tem contrato com o Palmeiras até 31 de dezembro de 2020 e está no clube desde janeiro de 2016. Participou como titular da campanha do título brasileiro de 2016 e atuou com frequência, principalmente com Felipão, na conquista do torneio em 2018.
O Palmeiras enfrenta o Avaí, último colocado do Campeonato Brasileiro, às 18h, na Ressacada, em Florianópolis. Depois de 27 partidas, o Verdão ocupa a segunda posição, com 54 pontos (mais do que o triplo dos 17 acumulados pelo seu adversário neste fim de semana), dez atrás do Flamengo, faltando 11 rodadas para a conclusão da competição.