O Palmeiras protagonizou a melhor campanha da fase de grupos da Libertadores com uma característica que tem feito parte desta passagem do técnico Luiz Felipe Scolari: ser o time que menos sofreu gols no campeonato. Essa é uma marca que o clube ostentou em todos os torneios que disputou e segue jogando na temporada.
Tanto na competição continental quanto no já encerrado Campeonato Paulista e até no recém-iniciado Brasileiro, nenhum outro clube conseguiu ser menos vazado do que o Verdão. Uma consequência para a equipe que teve suas redes balançadas somente oito vezes em 25 partidas - média de 0,32 por jogo, ou seja, sofre um gol a cada três compromissos. Não à toa, são apenas duas derrotas na atual temporada.
Na Libertadores, o Verdão foi vazado somente uma vez em seis jogos, na derrota por 1 a 0 para o San Lorenzo, na Argentina, em 2 de abril. No Brasileiro, em três rodadas, um gol sofrido, no 1 a 1 diante do CSA, em Alagoas, no último dia 1 - não está nem empatado no quesito com nenhum outro clube. No Paulista, a equipe levou apenas cinco gols em 16 partidas.
O time está há sete partidas sem sofrer gols dentro do Allianz Parque. Além disso, Luan e Gustavo Gómez completaram 790 minutos consecutivos imbatíveis no quesito - são oito partias sem deixar que o goleiro tenha suas redes balançadas, o último a superá-los foi Danilo Avelar, aos sete minutos do triunfo do Corinthians em 2 de fevereiro, aos sete minutos de jogo.
- Não levando gols, a chance de vencer é maior e de perder, zero. Ficamos muito felizes com o nosso trabalho. É o reconhecimento de um trabalho sendo bem feito. Não somos só eu e o Gustavo (Gómez), é uma equipe - explicou o zagueiro Luan.
Esses números defensivos, contudo, vêm acompanhados de bom desempenho ofensivo na Libertadores: com 13 gols, a equipe tem o melhor ataque. Foi assim na conquista do Brasileiro do ano passado, quando os comandados de Felipão também foi quem mais fez (64) e menos levou (26) gols em 38 rodadas. No atual Brasileiro, além de melhor defesa, o Verdão ostenta o ataque mais positivo: seis gols, como Atlético-MG, Athletico-PR, Bahia, Grêmio e Fluminense.
No Campeonato Paulista, o Palmeiras teve a melhor campanha, mesmo caindo na semifinal e com dois jogos a menos em relação aos finalistas. O time encerrou sua participação com 31 pontos somados em 16 partidas, um ponto acima do Santos, que também caiu na semifinal. O Corinthians, em 18 partidas, chegou a 30 pontos e ficou com o título. O vice-campeão São Paulo, apesar de ter eliminado o Palmeiras na semifinal, nos pênaltis, ficou com 24 pontos.