O que pesa a favor e contra a permanência de Abel Ferreira no Palmeiras

Técnico desabafou que está de "saco cheio" do futebol brasileiro

gazeta-press-foto-1933908-scaled-aspect-ratio-512-320
Abel está no Palmeiras desde 2020 (Foto: Peter Leone/Ofotografico/Gazeta Press)

Escrito por e

A torcida do Palmeiras está preocupada com a situação do técnico Abel Ferreira. Isso porque o treinador protagonizou declarações recentes em que externou seu esgotamento com o futebol brasileiro, deixando em aberto a permanência no clube em 2024.

➡️ Tudo sobre o Verdão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Palmeiras

Abel tem mais um ano de vínculo com o Verdão. Alguns motivos pesam a favor e contra a continuidade do português no Brasil. Confira abaixo!

POR QUE ABEL FICARIA?

Adaptação pessoal e da família. Apesar das reclamações sobre o futebol brasileiro, Abel se adaptou muito bem ao país. Ou seja, as críticas se restringem ao âmbito esportivo. O técnico gosta do cotidiano no Brasil e trouxe a esposa e as filhas, que também gostam de viver por aqui.

Planejamento e atual contrato. O plano da diretoria do Palmeiras é dar um elenco mais forte a Abel Ferreira, realizando contratações em maior número. Além da chegada do volante Aníbal Moreno, pedido do técnico, o Alviverde pretende contratar mais três ou quatro jogadores e manter os titulares. O treinador ficaria satisfeito com esse planejamento. Ele ainda tem contrato válido por mais um ano, multa rescisória e salário alto.

Relação com atletas e amor ao clube. Abel tem enorme identificação com o Verdão e a torcida, que o idolatra como ninguém. Além disso, o treinador faz questão de ressaltar que existe a "Família Palmeiras", pois tem relação próxima com os trabalhadores e os jogadores. Se o Alviverde mantiver os pilares do time, é possível que o técnico se convença a ficar.

abel_ferreira_palmeiras_fortaleza_brasileirao_2023
Abel tem pontos a considerar se quiser ficar no Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

POR QUE ABEL SAIRIA?

Calendário e realidade do futebol. A maior crítica de Abel desde que chegou ao Brasil sempre foi sobre a realidade do esporte. Ele aumentou o tom em jogos recentes e diz que está de "saco cheio" do calendário massivo, pouco tempo de descanso, excesso de coletivas e a rotina de intensa pressão. O esgotamento seria o maior motivo que levaria o português a deixar o Palmeiras.

Assédio árabe e europeu. Após receber sondagens recentes de Benfica (POR) e Al-Ittihad, da Arábia Saudita, Abel Ferreira não deve permanecer longe dos holofotes do mercado europeu tão cedo. O técnico é reconhecido em sua terra natal pelo trabalho no Palmeiras e costuma ser ventilados em times do Velho Continente. Uma proposta de um grande clube poderia balançá-lo.

Ingratidão de parte da torcida com elenco e comissão. Não é de hoje que Abel defende seus atletas publicamente e cutuca palmeirenses que, na visão dele, apoiam o time somente em vitórias e bons momentos. Em sua última coletiva, o técnico cutucou torcedores que pouco apoiam o clube nas arquibancadas e tumultuam na internet. Apesar de saber que são apenas "3%", o português está incomodado com essa situação.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter