Palmeiras faz as contas após empates; saiba a pontuação necessária para ser campeão

Verdão empatou com o Atlético-GO e com o São Paulo, e viu sua vantagem na liderança diminuir de 12 para oito pontos. 

Escrito por

O Palmeiras empatou dois jogos consecutivamente no Brasileirão-2022 (1 a 1 com o Atlético-GO e 0 a 0 com o São Paulo) e viu sua vantagem para o segundo colocado, o Internacional, diminuir de 12 para oito pontos, restando seis rodadas para o término da competição. Para ser campeão, sem depender dos critérios de desempate, o Verdão precisa fazer 11 dos 18 pontos possíveis.

> Relembre a invencibilidade do Palmeiras fora de casa no Brasileirão

> Veja classificação e simulador do Brasileirão-2022 clicando aqui

Com duas vitórias nos últimos dois jogos, o Colorado gaúcho manteve sua pontuação máxima em 78, ou seja, se vencer todos os próximos seis jogos, o Inter fará mais 18 pontos, e os somará aos 60 que já tem. Dessa forma, o Alviverde tem a necessidade de fazer, no mínimo, 79 pontos. Se fizer 78, empataria em pontos e no número de vitórias, dependendo de outros critérios, como saldo de gols e gols marcados.

Ou seja, 79 é a pontuação segura, que garante o título em qualquer cenário. Como o Palmeiras tem 68 pontos neste momento, é preciso somar 11 para atingir sua meta para ser campeão brasileiro.

Assim como nas rodadas anteriores, bastam quatro vitórias para o Verdão levantar a taça, o que significaria somar 12 pontos. Mas ainda assim, seria possível levar o título com três vitórias e dois empates nesses próximos seis jogos, que levariam aos 11 pontos necessários.

O Palmeiras, nesse sentido, precisaria de um aproveitamento de 61,1% dos pontos em disputa, ficando um pouco mais complicado do que estava antes dos dois empates, cujo índice estava na casa dos 54%, ou seja, pouco mais da metade dos pontos possíveis.

Nessa conta, o Verdão somente poderia ser campeão a partir da 34ª rodada, quando enfrenta o Athletico-PR, fora de casa. Para isso, seria necessário que o Internacional não vencesse seus dois jogos (Coritiba e Ceará) e o Alviverde vencesse os seus (Avaí e Furacão). Nesse cenário, o time de Abel Ferreira chegaria a 74 pontos e o Inter apenas poderia chegar entre 72 e 74 pontos, e perderia no número de vitórias. O Corinthians também precisaria não vencer um dos jogos.

Agenda do Palmeiras nas seis rodadas finais:

22/10 (sábado) - Palmeiras x Avaí - Allianz Parque
25/10 (terça-feira) - Athletico-PR x Palmeiras - Arena da Baixada
2/11 (quarta-feira) - Palmeiras x Fortaleza - Allianz Parque
6/11 (domingo) - Cuiabá x Palmeiras - Arena Pantanal
9/11 (quarta-feira) - Palmeiras x América-MG - Allianz Parque
13/11 (domingo) - Internacional x Palmeiras - Beira-Rio

Siga o Lance! no Google News