menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Conheça o Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, referência no esporte mundial

Localizado em São Paulo, o CTPB possui uma das melhores estruturas esportivas do mundo

Centro_Paralimpico_Brasileiro-aspect-ratio-512-320
imagem cameraVista aérea do Centro de Treinamento Paralímpico (Foto: Daniel Basil)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro
Dia 10/09/2024
12:14
Atualizado em 03/10/2024
12:23

  • Matéria
  • Mais Notícias

As Paralimpíadas de Paris chegaram fim e o Brasil conseguiu uma campanha histórica. Nos Jogos da Cidade Luz, a delegação brasileira, pela primeira vez, terminou na quinta colocação do quadro geral de medalhas. Um dos fatores responsáveis pelo feito inédito, o Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB) ofereceu as melhores condições para os atletas neste último ciclo de preparação.

continua após a publicidade

Localizado no Parque Fontes do Ipiranga, distrito de Jabaquara, zona sul da cidade de São Paulo, o Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro possui 95 mil metros quadrados de área construída e contém instalações esportivas indoor e outdoor para a preparação de atletas de mais de 20 modalidades, possibilitando a integração entre os principais nomes do esporte paralímpico nacional.

O Centro de Treinamento foi inaugurado em 2016, a pouco mais de 100 dias para a abertura dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Entretanto, a obra estava prevista para ser concluída em fevereiro de 2015, a tempo dos atletas se prepararem para os Jogos da Cidade Maravilhosa. O principal centro de excelência do América Latina teve custo de mais de R$ 264 milhões.

continua após a publicidade

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Para acomodar atletas e visitantes, o CT Paralímpico tem área residencial com alojamentos com capacidade de 300 leitos, além de refeitório, lavanderia e espaços de apoio e convivência. Por ser uma das principais estruturas do mundo, o Centro de Treinamento também recebe competições nacionais e internacionais do desporto paralímpico

Segundo o site do Comitê Paralímpico Brasileiro, até a metade de 2024, o principal centro esportivo nacional foi sede de 188 eventos, que receberam mais de 9 mil atletas. Só em 2023, o CT Paralímpico foi casa de 425 competições e recebeu quase 23 mil atletas.

continua após a publicidade
CT_Paralímpico_Brasileiro
Entrada do CT Paralímpico, local de treinos de diversos atletas que representaram o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 (Foto: Alessandra Cabral/CPB)

Construído a partir da parceira entre o Governo de São Paulo e o Ministério do Esporte, o Centro de Treinamento é administrado pela gestão do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde o inicio das atividades. A sede do CPB está localizada nas instalações do CT, que também possui um setor administrativo com salas e auditórios.

Além disso, também é casa do Time São Paulo Paralímpico, criado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), em parceria com a CPB. A equipe conta com 149 atletas paralímpicos de alto rendimento, além de oferecer treinamento e capacitação para futuros competidores.

Mais de 90 atletas do Time foram convocados para os Jogos Paralímpicos de Paris e retornaram da capital francesa com 35 medalhas (10 ouros, 10 pratas e 15 bronzes), totalizando 40% das conquistas brasileiras na Cidade Luz. Em 2024, o Time SP recebeu o investimento de R$ 7,2 milhões do governo paulista.

Jerusa Geber_Paralimpiadas_Paris
Jerusa Geber, bicampeã nos Jogos Paralímpicos de Paris e atleta do Time SP (Foto: Silvio Avila/CPB)

Além de Jerusa Geber, que conquistou a medalha de ouro nos 100m e 200m, ambos na classe T11, o Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro também é casa de outros destaques do pais nas Paralimpíadas de Paris. A porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura dos Jogos, Beth Gomes, bicampeã no lançamento de disco (F54), também integra o Time. Além das duas competidoras do atletismo, Tallison Glock, da natação, ouro nos 400m livre - S6, e dono de mais três medalhas em Paris, também é atleta do Centro de Treinamento.

Visando facilitar o acesso ao complexo esportivo por meio do transporte público, em 2018, entrou em operação uma linha de ônibus ligando o terminal Jabaquara de metro ao CT Paralímpico. O veículo é adaptado para atender as as demandas específicas dos atletas com deficiência e mobilidade reduzida, sem catracas com espaço para acomodar até quatro cadeiras de rodas.

O Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro está localizado na Rodovia dos Imigrantes km 11,5, Vila Guarani – São Paulo/SP e tem agenda aberta a visitação, que podem acontecer às terças (10h) e às quintas (14h30), com duração de 2 horas.

circulo com pontos dentroTudo sobre

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias