Duas atletas são flagradas em exames antidoping nos primeiros casos da Rio-16
Nadadora chinesa e corredora búlgara falharam em testes para detectar uso de substâncias não permitidas
- Matéria
- Mais Notícias
Demorou seis dias, mas os primeiros casos de doping foram registrados nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A nadadora chinesa Chen Xinyi e a corredora búlgara Silvia Danekova foram flagradas em exames antidoping e serão julgadas pelo Tribunal Arbitral o Esporte. As informações são do jornal "O Estado de SP".
Segundo a publicação, o exame realizado na chinesa não foi realizado no Brasil, mas sim antes da atleta viajar ao pais para competir - ela já participou da provas dos 100 m borboleta (ficou em 4°) e está inscrita também nos 50 m livre (que ocorre sexta-feira). A substância ilegal detectada não foi revelada.
A atleta, de 18 anos, foi informada na última terça-feira sobre o doping e recorreu ao TAS para tentar reverter a punição. O Tribunal deve julgar o caso na noite desta quinta-feira.
Relacionadas
Já a búlgara foi testada no Rio, no último mês de julho. Danekova começaria sua participação nos Jogos na próxima segunda-feira, na prova dos 3 mil m.
"O Estado de SP" confirmou que a atleta foi pega no doping com o Comitê Olímpico Búlgaro. Danekova, 33 anos, ainda espera o resultado da contraprova para recorrer. Seu teste indicou o uso de EPO (Eritropoietina), substância que aumenta o transporte de oxigênio pelo sangue - o que "aumenta o fôlego" dos atletas.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias